quinta-feira, 24 de abril de 2014

Grupo ou equipe?




Uma organização é formada por pessoas e são elas que dão vida a empresa, seja com trabalho feito em grupo ou em equipe. Mas para entender um pouco sobre esse tema, vamos saber a definição de cada um. O grupo trabalha para atingir objetivos particulares, cada um trabalha para e por si. A equipe trabalha para atingir os objetivos em comum relacionado a todos que compõem essa equipe. Em uma equipe as pessoas compartilham dos diferentes conhecimentos de seus membros, diferente do grupo que trabalha cada um com seu conhecimento específico, para gerar resultados muitas vezes individuais. O que diferencia o trabalho em equipe do trabalho em grupo é o amor que as pessoas que compõem a equipe têm pelo trabalho, a ajuda entre as pessoas e a valorização pelo trabalho de cada um.

A falta de um líder na equipe pode gerar um trabalho em grupo, onde as pessoas trabalham sem saber o real objetivo de seu trabalho e como ele poderia ter sido atingido positivamente de forma mais simples e que envolvessem todos os colaboradores ligados direta ou indiretamente na execução da tarefa.

Saber trabalhar em equipe é o ponto chave para alcançar bons resultados no trabalho, mas para isso é preciso união, força de vontade e comprometimento com os colegas, o que hoje em dia está mais difícil de encontrar, pois as pessoas estão muito competitivas, devido à grande cobrança por parte das empresas em buscar o colaborador perfeito. Muitas pessoas esquecem que a competência comportamental está mais em alta do que a competência técnica, pelo menos para empresas mais atualizadas no que diz respeito à qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Então pense nos exemplos que vou citar: Em sala de aula se trabalha em grupo ou equipe? No setor de emergência de um hospital, se trabalha em grupo ou equipe?


Lembre-se que toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!