sexta-feira, 3 de junho de 2016

Consumismo: como evitar o excesso de compras por impulso




Neste post, você entenderá como é possível, de forma simples e prática, controlar os seus impulsos consumistas e como isso poderá fazer bem não só para sua vida financeira, mas para sua vida como um todo. O primeiro passo para parar de comprar por impulso, muitas vezes, é entender o porquê do seu consumismo.

Está difícil se livrar daquelas compras por impulso? O consumismo vem atrapalhando suas finanças e sua vida? Veja como evitar esse hábito!

Consumismo: como evitar o excesso de compras por impulso

Entenda o seu consumismo

Observe se você gasta mais em momentos de emoções muito afloradas como, por exemplo, quando está muito triste ou muito feliz por algo ou ansioso por alguma coisa que está para acontecer. Você pode estar descontando suas emoções nas compras por impulso.

Entendendo melhor os seus impulsos, você poderá evitá-los. Assim, caso tenha passado por um dia ruim, saia com um amigo em vez de ir ao shopping. Ou ainda, se ficar ansioso por algo, faça exercícios, eles poderão aliviar o estresse e ainda garantir uma vida mais saudável, também do ponto de vista financeiro.

Monitore seus gastos de perto

Agora que você já sabe o que lhe faz comprar por impulso, é preciso começar outra estratégia: monitorar os gastos e descobrir quais podem ser cortados ou evitados. Atualmente, existem excelentes aplicativos que ajudam nesta tarefa e você poderá conhecer, de forma detalhada, o que está pesando no seu orçamento e o que poderá ser cortado para que suas finanças fiquem em dia.

Pode até parecer que não, mas aqueles gastos com cafés, sobremesas ou idas constantes ao cinema derrubam o seu planejamento e também indicam uma compulsão. Dessa maneira, com o uso de um aplicativo, você poderá ver no final do mês, quanto estes gastos estão pesando no seu bolso e esse é um dos passos para você repensá-los.

Use seu cartão de crédito em situações necessárias

O cartão de crédito pode ser seu melhor amigo, mas não sabendo utilizá-lo, caso você esteja comprando por impulso, você pode fazer com que essa amizade vire um pesadelo.

Quando for usar o cartão de crédito, pense muito bem se realmente deve gastar dinheiro com aquilo e se cabe em seu orçamento. Caso seja necessário usar o rotativo do cartão de crédito, os juros são astronômicos e comprometerão o seu orçamento como um todo.

Conheça o que você tem em casa

Além de conhecer as suas finanças e o uso racional do cartão de crédito, reserve um tempo para organizar o seu guarda-roupa e relembrar tudo o que você tem em casa. Esta tarefa pode evitar que você compre outro vestido preto, por exemplo, ou poderá lhe ajudar a recuperar uma roupa que está na moda novamente.

É possível ainda vender roupas que você não utiliza mais ou trocar com alguma colega por algo que você deseja, o importante é não ceder à tentação logo de cara na hora de comprar algo por impulso. Portanto, use este tempo também para refletir sobre a importância e a necessidade do item para você.

Você viu que para evitar as compras por impulso e o consumismo como um todo é preciso tomar algumas atitudes: conhecer o que está lhe levando a consumir em excesso, monitorar os seus gastos, usar soluções inteligentes para controlar suas finanças e, por fim, tirar um tempo para organizar suas roupas e relembrar de coisas que você já tem.

Momento do Administrador, Victor Leitão - 03 de junho 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!