quinta-feira, 9 de junho de 2016

Como poupar dinheiro com transporte




Antes de tudo, transporte é uma necessidade. As pessoas precisam trabalhar diariamente, têm que cumprir horários e honrar compromissos. Essa necessidade pode devorar uma fatia do orçamento mensal de uma forma que acabamos não percebendo.

Porém, como poupar dinheiro com isso, já que não é algo que simplesmente podemos eliminar das contas? Tomando algumas atitudes simples, dá para reduzir esses custos, sem se trancar em casa. Confira as dicas que separamos para você!

Como poupar dinheiro com transporte

Contabilize suas despesas

A primeira coisa a se fazer quando se deseja planejar como poupar dinheiro, é registrar todos os gastos envolvidos. Com transporte, isso não poderia ser diferente!

Faça o controle de todas as despesas que envolvem seu deslocamento. Isso vai desde gastos diários, como consumo de combustível e estacionamento, até impostos, taxas, manutenção e seguro.

Listar todos os custos de manter um veículo é fundamental para entender como isso influencia no seu orçamento mensal e, consequentemente, como reduzir esse impacto. Aplicativos de gestão financeira podem facilitar muito essa tarefa.

Tente o transporte público

Uma vez que você sabe o quanto gasta por mês com o automóvel, dê uma chance para o transporte público. Procure se informar sobre as opções de deslocamento e também registre qual seria o custo de optar pelo serviço (baseado na quantidade de passagens que você gastaria em um dia).

Feitas essas contas, compare com o gasto que você teria indo de carro para suas atividades diárias. Pegar ônibus para trabalhar ou estudar pode valer a pena.

Tire um dia para usar o carro

Tem casos em que o automóvel pode ser indispensável: fazer compras, levar a família para passear ou visitar alguém que mora longe da sua casa, por exemplo. Escolha um dia livre para realizar todas essas atividades.

Isso torna o uso do seu veículo mais eficaz, por não ter que se deslocar para vários lugares em diferentes momentos e, com isso, gastar menos combustível. Essa simples atitude pode reduzir os gastos no fim do mês, mais do que você imagina.

Caminhe

Reflita se é mesmo necessário ir de carro até a padaria no fim da rua ou até a farmácia do bairro. Provavelmente, você perceberá que usa o automóvel desnecessariamente nessas situações.

Experimente ir a pé para fazer atividades como essas, que podem ser resolvidas perto de casa. Além de fazer uma grande diferença no bolso mais tarde, caminhadas podem fazer muito bem para sua saúde.

Vá de bicicleta

Não é à toa que as grandes cidades têm instalado ciclovias em suas ruas. Cada vez mais pessoas têm aderido à bike como meio de locomoção para trabalhar ou estudar.

Bicicletas não são caras e têm custo de manutenção quase zero, o que significa uma economia massiva com transporte, sem falar no quão saudável essa prática é. Experimente substituir o carro ou o ônibus pela bicicleta, nem que seja por um dia da semana: você sentirá a diferença e não só no bolso.

Baixe aplicativos de carona

Um dos motivos que fazem o trânsito das grandes cidades ser tão complicado é o fato de que várias pessoas vão para um mesmo destino sozinhas em seu próprio veículo. E se elas dividissem o carro com mais gente que vai para o mesmo lugar?

Aí é que entram os apps de carona. Neles, você encontra pessoas que vão para o mesmo local que você, podendo combinar horários e dividir custos! Dessa forma, você economiza com a gasolina e pode contribuir com o trânsito de onde mora.

Compartilhe o veículo

Se você vai se reunir com seus amigos, uma boa opção é irem todos no mesmo carro. Assim, vocês podem evitar desencontros, começar a colocar o papo em dia já no caminho e, claro, poupar dinheiro que seria gasto com o transporte. Economizar com transporte é simples, basta uma revisão do quanto você gasta com essa necessidade e se reeducar.

Momento do Administrador, Victor Leitão - 09 de junho 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!