domingo, 12 de junho de 2016

Comportamentos que prejudicam sua imagem profissional




Todos sabemos que precisamos estar em constante desenvolvimento no que se refere ao crescimento profissional, aperfeiçoar habilidades, aumentar o repertorio de comportamentos, aprender coisas novas e aplicar todo este conhecimento se quisermos evoluir na carreira.

Para atingir o resultado que se espera, é preciso que tenhamos foco e acima de tudo percepção da forma como atuamos e isto também envolve autoconhecimento.

Percebo ainda que atualmente há uma preocupação excessiva em adquirir novos conhecimentos e habilidades, mas se deixa de observar toda a bagagem que já foi conquistada, ou seja, as pessoas querem apenas aprender coisas novas, mas não querem olhar de maneira mais atenta para aquilo que já tem e que podem trabalhar a favor de si mesma.

O fato é que de nada adianta sobrecarregar a cabeça tentando conquistar novas posturas, se os comportamentos antigos ainda não foram percebidos e trabalhados. O que quero dizer é que se você não refletir sobre a forma como se comporta como profissional e não souber exatamente como age em casos de maior pressão psicológica, muito provavelmente todos os conhecimentos que você tentar adquirir poderão ser totalmente inutilizados.

Isto ocorre porque todos temos um papel social profissional, somos vistos por outras pessoas como sendo de determinado jeito. E é por isso que dizemos que determinado profissional é estrategista, outro é impulsivo ou determinado, são os comportamentos do dia a dia que levam os colegas e superiores a construir sua “personalidade profissional” baseando-se em suas atitudes.

Muitas vezes, simples comportamentos podem passar despercebidos aos nossos olhos, mas acabam sendo notados pelas pessoas a nossa volta, por isso é preciso ficar tão atento a isso, não se pode deixar que os outros possam moldar aquilo que somos, é preciso tomar as rédeas da imagem profissional que queremos passar.

Nem sempre é fácil pois somos seres emocionais e nem sempre podemos escolher a emoção que sentiremos em determinada situação, mas podemos fazer uma escolha e deixar que esta emoção afete ou não as nossas vidas.

Comece a ficar mais atenta para como se comporta em determinas situações, principalmente aquelas que geram maior tensão como uma reunião, negociações complicadas, desentendimento com colegas de trabalho, pedido de aumento e até mesmo uma demissão, são nessas horas que o comportamento é provado e pode definitivamente mudar o pensamento das pessoas a respeito de sua postura profissional.

Confira os comportamentos que impactam negativamente sua imagem profissional

Fazer Fofocas – uma das maiores causas de desentendimentos dentro de uma empresa, está relacionado a fofocas. Este comportamento além e ser mal visto por gestores, ainda impacta negativamente o ambiente de trabalho. Não seja você a pessoa quem manifesta este comportamento, ser vista como uma pessoa fofoqueira é extremamente negativo e compromete significativamente a imagem de uma pessoa, sem contar que para reverter a situação de “fofoqueira da empresa” é extremamente complicada e em certos casos quase impossível.

Não se preocupar com a comunicação – Uma das coisas fundamentais é a comunicação, não somente a fala em si, mas também a forma como é feita. Comunicação como a própria palavra já diz, implica em comunicar uma ação e por isso devemos fazer da melhor maneira possível pois implica em comunicar a nossa ação. Quando nos comunicamos de maneira rude, ou até grosseira, estamos dizendo muito daquilo que somos para as pessoas que recebem a mensagem, parece bobagem, mas um e-mail em caixa alta (com todas as letras maiúsculas) pode soar totalmente agressivo para quem o recebe. Cuide também com os pequenos detalhes, bem como com gestos e olhares, eles também contam muito na hora de comunicar.

Ser totalmente desorganizado – tudo bem, nem todos somos um padrão de excelência no quesito organização, mas devemos ter consciência de que precisamos ter o mínimo de controle sobre aquilo que está a nossa volta. Uma mesa bagunçada com papeis jogados ou tudo amontoado podem trazer o caos não somente na hora de localizar uma informação importante, mas também na hora que as pessoas percebem isto como uma característica negativa a nosso respeito. Por mais desorganizada que uma pessoa seja, é preciso que no ambiente de trabalho, procure não deixar que este fator atrapalhe, uma dica é, se você é desorganizada, procure deixar somente o necessário em seu ambiente de trabalho, reduzindo assim que tudo vire uma bagunça de uma hora para outra sem você perceber.

Esquecer-se das responsabilidades – Não lembrar do relatório que deveria ser entregue, da reunião agendada ou de uma atividade que ficou sob sua responsabilidade pode se tornar um grande problema para a imagem profissional pois pode passar a impressão de falta de compromisso com aquilo que se realiza. Parece algo bobo, mas aquilo que achamos detalhes pode ser considerado extremamente importante para outra pessoa, portanto não deixe que o esquecimento afete sua carreira e a sua relação no ambiente de trabalho, existem várias maneiras para não nos esquecermos das coisas veja qual é aquela que você melhor se adapta.

Ser indeciso – A indecisão é diferente de compartilhamento de ações. Reunir o grupo de trabalho para a tomada de decisão é importante, mas viver pedindo opinião acerca de tudo e jamais decidir sozinha, mesmo que seja aspectos pessoais podem abalar a confiança profissional. Saiba que uma pessoa indecisa, compromete não só a sua imagem, mas pode também instabilizar todos a sua volta, gerando desconforto e mal estar a todos que com ela trabalham.

Mudar de humor constantemente – Cuidado com a oscilação de humor. É obvio que nem todos os dias levantamos dispostos e animados, mas viver uma montanha russa de emoções na frente dos colegas de trabalho não é uma boa maneira de vivenciar isso. Lógico que não somos de ferro, mas explodir de raiva com um colega, viver emburrada ou chorar desesperadamente na frente do chefe podem ser extremamente prejudiciais para a sua carreira, cuidado, reserve-se e pense no amanhã. Uma emoção mal gerenciada, pode se tornar arrependimento em um futuro próximo.

Momento do Administrador, Gisele Meter - 12 de junho 2016.


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