sexta-feira, 17 de junho de 2016

3 razões para fazer com excelência sua gestão empresarial




De fato, muitas empresas não sabem a verdadeira importância da gestão empresarial, seja porque nunca experimentou seus resultados ou porque não fez gerar bons resultados. É fácil dizer o quão importante é a gestão, mas é necessário pensar nas evidencias geradas por ela e quais são seus resultados. Não se acomode com o pensamento do “eu me esforço”, “eu tento”, pois sabemos que se esforçar e tentar não medem e não mediram bons resultados! Seja crítico e discipline-se! 

Dito isto, ressaltamos que a gestão empresarial pode ser considerada como um dos principais fatores de sucesso do empreendimento-mesmo que se tenha confiança de que seu produto/serviço e a demanda do mercado sejam bem mais importantes- a realidade é que esses dois fatores não sustentam a organização sozinhos- precisam estar firmados em uma gestão de excelência. 

Uma boa gestão empresarial retrata a maneira como empresários conduzem sua empresa, o que o permite ser hábil para identificar problemas e de forma estratégica implantar melhorias que farão o negócio mais competitivo no mercado no qual atua, desta forma aumentando o market share, que consiste no percentual de participação no mercado que a empresa tem em seu segmento em termos de vendas de produtos/serviços, e por conseguinte aumentando o faturamento e/ou tornando a empresa mais rentável. 

Existem várias razões para se atentar a uma boa gestão empresarial, todas elas em prol de melhorias contínuas quando feita de forma plena, mas veremos três razões triviais, porém importantes e que precisam ser aplicadas em todos os tipos de segmento. 

1-Produtividade 

Existem resultados que por muitas das vezes não são medidos e avaliados pelos gestores e, um destes, é o fator produtividade.  A gestão empresarial feita de forma minuciosa pode e vai influenciar na produtividade de sua equipe, identificando o desempenho dos colaboradores em suas funções, incentivá-los e disponibilizar treinamentos. Outro ponto é acerca da eficiência na execução das atividades, o gestor pode e conseguirá identificar quais estão demandando de mais tempo para serem feitas e corrigir as falhas que dão origem aos atrasos, retrabalho e ociosidade, seja na metodologia e/ou na ferramenta utilizada. 

2-Controle Financeiro 

Em breve, falaremos de forma mais detalhada sobre este assunto, mas no momento ressaltamos que a gestão empresarial focada no controle financeiro corrobora com um conjunto de ações e procedimentos administrativos que demandam planejamento. A análise e o controle das atividades financeiras da empresa, cuja intenção é maximizar os resultados apresentados pela organização e elevar o valor de capital através do aumento da rentabilidade. Entretanto, é comum que gestores deixem de executar de forma adequada o controle financeiro e por vezes, as atividades são iniciadas e não são continuadas. 

A gestão financeira tem o poder de transformação em sua empresa de variadas formas: controle efetivo de entradas e saídas, projeção de contas a pagar, renegociação de dívidas, controle mais eficiente de fornecedores, gestão de inadimplência, diminuição de desperdício na produção, diminuição dos custos fixos.

3-Planejamento estratégico

Faz–se necessário frisar é entender que o planejamento estratégico torna a empresa mais competitiva, tanto por conseguir prever certos movimentos quanto para inovar. É improvável que uma empresa abra um novo PDV (Ponto de Venda) ou ingresse no comércio eletrônico, por exemplo, sem que faça mesmo que de forma simplória o planejamento estratégico. 

Como se vê, esta ferramenta   torna o planejamento estratégico mais assertivo e é capaz de apresentar excelentes resultados, inclusive com baixa exposição a risco; monitorando os investimentos feitos e os resultados, se torna mais claro o cenário para se planejar a médio e longo prazos. Mas, iremos abordar planejamento estratégico detalhadamente em breve, com um post exclusivo sobre o assunto. 

Momento do Administrador, Adm. Suelen Accioly - 17 de junho 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!