segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sebrae-SP lança primeira escola gratuita de empreendedorismo no Brasil

A escola visa a formação e capacitação de empreendedores em diversas áreas, incluindo Administração e Marketing




O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) em parceria com o Centro Paula Souza (responsável pelas escolas técnicas e faculdades de tecnologia), visando uma disseminação da cultura empreendedora, anuncia a criação da primeira escola gratuita da área no Brasil. As inscrições para o processo seletivo já começam na primeira semana de outubro.

A Escola de Negócios Sebrae-SP visa a formação e capacitação gratuita de futuros e atuais empreendedores por meio do ensino técnico e tecnológico, nas áreas de Administração, Gestão, Logística e Marketing. Além da escola na capital paulista, está previsto no projeto a implementação de uma rede profissionalizante em todo o Estado e um sistema de ensino a distância em meados de 2014.

“Para ter uma verdadeira Escola de Negócios modelo reunimos o conhecimento, a credibilidade e a experiência das valorosas e reconhecidas equipes do Sebrae-SP e do Centro Paula Souza”, afirma Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP. “Certamente será um marco para a construção de uma sociedade do conhecimento não só de São Paulo, mas do Brasil”, enfatiza.

Segundo Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza, o resultado da parceria com o Sebrae-SP permitirá a capacitação de profissionais focando o empreendedorismo e inovação.

De acordo com Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, o projeto vem suprir a demanda do empresariado brasileiro por um ensino formal que integre teoria e prática e contribua para o fortalecimento das micro e pequenas empresas.

“Hoje quase 45% dos brasileiros sonham em ter a própria empresa. Com a Escola de Negócios, nossa missão será cada vez mais preparar o futuro empreendedor e ajudá-lo a transformar seu sonho em realidade. A Escola será um ambiente criativo para fomentar o empreendedorismo paulista”, completa.

Sebrae-LAB: um novo modelo de ensino

Com 10 mil m², a Escola de Negócios abrigará o Sebrae-LAB, composto por quatro processos complementares - Núcleo de Atendimento, Biblioteca Especializada, Espaço Criativo e Hotel de Ideias.

Com o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizagem que agregue os conhecimentos práticos de gestão de negócios aos conceitos teóricos da sala de aula, o espaço foi desenhado com um Núcleo de Atendimento que reunirá uma equipe de especialistas do Sebrae-SP, que além de apoiar os alunos oferecerá consultoria e orientação aos empresários de pequenos negócios.

A Escola abrigará também a Biblioteca Especializada com um acervo físico e digital de 50 mil títulos. Já o Espaço Criativo foi configurado para estimular a busca de soluções individual ou coletivamente e o debate sobre novos negócios. O Hotel de Ideias funcionará como incubadora de projetos para abrigar e apoiar empresas em sua fase de concepção e formatação.

Processo seletivo

Para ingressar na Etec (escola técnica), o pré-requisito é a conclusão do ensino fundamental ou do 1º ano do ensino médio, dependendo do curso escolhido. Para entrar na Fatec (faculdade de tecnologia), é preciso ter terminado o ensino médio. O processo seletivo será o mesmo dos outros cursos do Centro Paula Souza. As inscrições para vestibular da Fatec deverão ser feitas de 8 de outubro a 7 de novembro (mais informações no site www.vestibularfatec.com.br). O vestibulinho para a Etec terá inscrições de 1º a 24 de outubro.

Para o ciclo de aulas 2014/2017, serão disponibilizadas quase 2 mil vagas para os ensinos técnico e tecnológico, com entrega de certificados e diplomas. A duração dos cursos varia entre 18 (técnico) e 36 meses (técnico integrado ao médio integrado e tecnológico).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!