quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A arte de vender emoções

Hoje uma marca vai muito além de uma assinatura, um nome ou um símbolo. Ela é também uma responsabilidade assumida pela empresa




Existem empresas que vendem carros, outras a sensação de liberdade. Tem aquelas que comercializam roupas e aquelas que são sinônimo de luxo ou poder. Algumas marcas distribuem bebidas, outras oferecem a felicidade dentro de uma latinha. O que difere estas empresas?

 O fortalecimento de uma marca representa valor agregado. É um ativo da empresa, intangível, mas capaz de alavancar o faturamento de uma organização.

Hoje uma marca vai muito além de uma assinatura, um nome ou um símbolo. Ela é também uma responsabilidade assumida pela empresa, um diferencial, uma referência, e um fator decisivo de compra.

Em paralelo a isso, toda marca carrega em si uma percepção formada por componentes emocionais. O contato de um consumidor com um produto pode despertar emoção, nostalgia, ou refletir o estilo de vida que ele busca. E são estas associações cultivadas na mente do consumidor que permitem que ele tenha uma avaliação positiva (ou não!) do produto.

Por trás de uma marca consolidada, existe, portanto, um plano estratégico muito bem "desenhado". O processo de gestão da marca, ou branding, na prática, nada mais é do que transformar a estratégia de negócio em relacionamento com os diferentes públicos-alvo. O branding serve de base para todas as ações de comunicação e influencia o “jeito de ser” da empresa, desde o clima organizacional até o anúncio de televisão. E a comunicação tem papel fundamental neste sentido.

O branding propõe o diálogo com todos os públicos de interesse, humanizando as organizações, agregando valor ao negócio e cuidando da imagem pública de uma empresa ou entidade. Este processo faz com que o contato com uma marca seja capaz de despertar desejos, reviver momentos, proporcionar sensações únicas e memoráveis. É o que faz de um refrigerante, um ícone de liberdade, alegria ou felicidade. É o que faz uma bebida ser a Coca-Cola.

E você, o que tem feito pela imagem da marca da sua empresa?



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