segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Profissão: Administrador (a)




A Segundo a *FCG - Faculdade de Ciências Gerencias de Jundiaí - há dez anos no Brasil haviam 200.000 administradores e apenas 5% das empresas eram de fato administradas por pessoas que estudaram práticas e técnicas para que o fizessem de fato, as demais eram "tocadas" no geral por seus fundadores, por isso ainda hoje é elevado o número de empresas que não chegam ao terceiro ou quarto ano de existência e fecham suas portas, tendo como um dos principais pontos fracos a falta de habilidade gerencial levando consequentemente à má gestão.

Administrador é um profissional que organiza, planeja e orienta o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema ligado à área administrativa. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que venham gerar desperdícios, ineficiência, prejuízos à produção. O Administrador pode atuar em diversas áreas na empresa: material, marketing, produção, organização e métodos, recursos humanos, administração financeira. Logo esses profissionais passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo exercerem diversas funções: analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior, atuar em pesquisa e planejamento, assessoria e consultoria.

Características necessárias para ser um bom administrador:

É necessário ter boa capacidade de análise, raciocínio abstrato e aptidão numérica. Também deve ter liderança e ser sociável.

Características pessoais de um administrador:

Autoconfiança, capacidade de adaptação a novas situações, capacidade de decisão, capacidade de negociação, capacidade de organização, capacidade de pensar e agir sob pressão, capacidade de planejamento, capacidade de resolver problemas práticos, dinamismo, espírito empreendedor, habilidade para mediar conflitos, habilidade para trabalhar em equipe, iniciativa, noção de prioridades, objetividade, senso de oportunidade e senso de responsabilidade.


Se você optar por esse caminho verá que existem muitos caminhos de atuação.

Mas o importante é seguir seu coração e nunca ter medo de recomeçar.

Líder nato é aquele que destaca diante de desafios. Parabéns a todos que escolheram e fazem jus ao nome “Administrador”. Felicidades Sempre!!


Carina Silva,  Momento do Administrador, 09 de Setembro 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!