segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Aprenda a divulgar um produto constrangedor com o Poo~Pourri

Campanha usa sotaque britânico e roteiro digno de Shakespeare para enfatizar o diferencial do produto. Só que de uma maneira sincera demais




Produtos relacionados às necessidades mais básicas do ser humano vêm ganhando uma atenção maior em termos de soluções práticas e categóricas. Junto com essa evolução, vem junto a divulgação de tais produtos, feita de maneira cada vez mais ousada, descontraída e sincera. Às vezes sincera até demais.

Normalmente as propagandas de aromatizadores de banheiro exibem um campo de rosas ou brisas coloridas como uma sutileza para disfarçar a sua verdadeira mensagem: banheiros fedem, porque é onde defecamos, e o consumidor precisa do produto. Por que não falar diretamente da natureza do item e sua utilidade? Foi o que fez a Poo~Pourri.

O nome do produto é um trocadilho com o termo francês pot pourri, que significa "vaso podre"; "poo", em inglês, significa cocô, literalmente. Ao invés de disfarçar o odor atroz do ar após a obra, ele deve ser aplicado antes -- a promessa é contaminar toda a água do vaso com óleos essenciais e eliminar completamente o aroma.


Ainda mais insólito -- e, talvez, inovador -- do que o produto, é campanha e o posicionamento da marca. Uma mulher bonita (idealmente, elas não defecam) com um sotaque britânico clássico e um roteiro digno de Shakespeare compõem o vídeo promocional. Veja abaixo.




Termos e construções frasais como "seu pequeno astronauta" e " dar à luz um monstro cremoso das minhas cavernosas entranhas" são particularmente repulsivos. Mas mostra o problema de uma forma direta, como o spray funciona e porque ele é diferente da concorrência (os tradicionais aerossóis aromatizadores); tudo isso utilizando elementos que jamais seriam associados a uma barrigada.

A campanha é tão inusitada que a empresa julga necessário lembrar reiteradamente: "Poo~Pourri é um produto real com efeitos comprovados" -- talvez com receio de ser confundido com um viral fake. Segundo a empresa, foram vendidos mais de 4 milhões de unidades, e a alta média de avaliações na Amazon é de uma unanimidade rara.

Aparentemente, a fórmula de somar a inovação com o melhor posicionamento de marketing rendeu bons resultados.

O que achou da campanha? Deixe sua opinião -- e avaliação -- nos comentários. E sim, piadas como "que matéria de merda" são manjadas e nada inovadoras.




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