domingo, 29 de setembro de 2013

Alemão descobre como jogar online com o Super Nintendo

Basta utilizar um adaptador caseiro no controle para que os dados sejam capturados e transmitidos de um jogador para outro através da Internet




Os saudosistas que não tiveram coragem de se desfazer do seu Super Nintendo (SNES), videogame de quase 22 anos de idade, podem começar a comemorar. Graças ao improviso do programador alemão Michael Fitzmayer, agora há a possibilidade de jogar online o Super Mario World, por exemplo, com outros jogadores.

O truque é simples, não precisa de emulador: basta utilizar um adaptador caseiro no controle retrô para que os dados sejam capturados e transmitidos de um jogador para outro através da Internet. O projeto denomina-se SNESoIP e é descrito com maiores detalhes no GitHub, onde também é ensinada a fómula do adaptador.

Como se trata de um projeto de código aberto (open source), qualquer pessoa pode fazer o download do arquivo e também modificá-lo, livre de taxas. Para ajudar financeiramente o pesquisador a aprimorar o desenvolvimento da técnica, é possível fazer doações pelo PayPal.

Os planos futuros do programador envolvem versões do adaptador para o Gameboy Classic e para o Super Gameboy. Segundo Michael, "aqueles que se interessaram pela iniciativa e gostariam de participar do seu desenvolvimento serão bem vindos".

Para quem jogou seu SNES no lixo, mas ainda sente saudade dos games de antimagente, existe o site SNES Box, que, desde que seu computador reproduza Flash, vai rodar os jogos do Super Nintendo no seu browser, com a opção de multiplayers.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!