quarta-feira, 18 de setembro de 2013

40 anos após guerra, vietnamitas ainda sofrem efeitos de ataque químico dos EUA

"Agente laranja" é apontado como principal responsável por altos índices de má formação congênita no Vietnã




O fracasso na Guerra do Vietnã foi um dos maiores vexames pelos quais os Estados Unidos passaram durante a Guerra Fria. Mais de 58 mil soldados seus foram mortos e o país se retirou do confronto sem conseguir seus objetivos. A derrota, para muitos historiadores, se deveu – em grande parte – à oposição interna que o país passou a sofrer, e que se aprofundou depois que os horrores dos ataques químicos feitos pelas forças norte-americanas contra os vietnamitas viraram notícia no mundo todo. Hoje, quase 40 anos depois do fim do conflito, no entanto, é a população do Vietnã que ainda sofre as consequências.

Uma reportagem da BBC, divulgada pela BBC Brasil na última terça-feira (10), mostra que resquícios do “agente laranja” – produto químico jogado pelas forças norte-americanas no território do Vietnã com o objetivo de dizimar plantações e gerar fome no inimigo – têm sido responsáveis pelo desenvolvimento de más formações congênitas em crianças nascidas na região mais afetada.
Segundo a reportagem, a área é a que concentra os maiores índices de má formação no mundo. E, de acordo com pesquisadores britânicos ouvidos para a matéria, o agente químico é a causa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!