sexta-feira, 15 de julho de 2016

Ter poder não é o mesmo que ter autoridade




Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Quantas vezes você já ouviu ou disse essa frase?

O poder exerce forte fascínio sobre as criaturas, principalmente na vida social. Muitos acham que ter poder é chegar à glória, ao ápice profissional.  Desejam ocupar cargos que lhes concedam poder  sobre outros indivíduos, porém são poucas as que sabem exercer esse cargo com autoridade.

E onde está à diferença entre poder e autoridade? Para muita gente, ambas as palavras são sinônimas. Mas entender tais diferenças pode nos possibilitar enxergar a liderança de outra forma. Para melhor ou para pior.

 Alguns autores afirmam que: O poder "é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa não o queria fazer."  Outros dizem  que: Autoridade é "a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer, por causa de sua influência pessoal."

Sendo assim, entendemos que para exercer o poder não é necessário ter coragem nem inteligência avantajada.   A história nos mostra isso. A humanidade registrou os feitos de muitos governantes déspotas e insensatos. Mas para ter autoridade sobre pessoas é preciso um conjunto de habilidades especiais. Uma pessoa pode exercer autoridade mesmo não estando num cargo de poder, enquanto outra pode estar no poder e não ter autoridade alguma sobre seus liderados.

Para estabelecer autoridade, o líder precisa ser honesto, confiável, responsável, respeitoso, entusiasta, afável, justo, dar bom exemplo, ser bom ouvinte. Quem não tem autoridade pensa só nas tarefas e exige que suas ordens sejam cumpridas. Quem tem autoridade pensa nas tarefas, mas cuida também dos relacionamentos.

Logo, se você é um líder e precisa lembrar isto às pessoas, é porque você não é.  Mas se você não está no poder e mesmo assim as pessoas buscam suas orientações, é porque você tem autoridade.

Liderar é executar as tarefas que estão sob sua responsabilidade e ao tempo em que construir bons e duradouros relacionamentos. Liderar é influenciar e inspirar para a ação. Então, procure ser um líder carismático, criando um ambiente de trabalho flexível, amigável e estimulante e possibilite o desenvolvimento profissional e pessoal. Volte-se para o sucesso organizacional em vez do sucesso individual. Desenvolva a confiança na empresa abraçando os fracassos e sucessos.

Também forme equipes polivalentes e realize tomadas de decisões participativas.  Invista em treinamentos constantemente, mostre a capacidade de crescimento local e desafie a inteligência dos funcionários. Aliado a isso, implante políticas de remuneração associadas a desempenho.

Quem tem autoridade efetiva não teme perdê-la ao se aproximar dos outros e tratá-los exatamente como gostaria que os outros o tratassem.

Assim, se você é responsável pela condução de outros seres, medite quanto à responsabilidade que lhe cabe sobre os destinos dessas pessoas e procure ser alguém com autoridade, e jamais como alguém que detém o poder. Procure ouvir os que convivem com você mais de perto.

Como você exerce no seu dia a dia? Poder ou autoridade? Você busca nos subordinados elementos para suas decisões ou pelo menos para motivá-los?

Quando o colaborador e incentivado, e sente que faz parte da empresa, trabalha de uma forma mais produtiva, visando o lucro do conjunto todo. Para tal fato acontecer, devemos fazer uma escolha: Queremos ter autoridade ou poder?

Pense nisto. Mas sua atitude é que fará toda a diferença.

Momento do Administrador, Alessandra Dultra - 15 de julho 2016.


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