terça-feira, 19 de julho de 2016

A organização orientada por processos




PROCESSOS ORGANIZACIONAIS


1.    A ORGANIZAÇÃO ORIENTADA POR PROCESSOS: IMPORTÂNCIA PARA A MELHORIA E INOVAÇÃO.

A ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL

- CARACTERÍSTICAS

  • ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA COMO UM CONJUNTO DE DEPARTAMENTOS
  • FOCO NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E NA TAREFA
  • VISÃO DA EMPRESA NA VERTICAL (DE CIMA PARA BAIXO)
  • ORIGENS: TAYLOR (ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO) E FAYOL (DIVISÃO DA EMPRESA EM FUNÇÕES: COMERCIAL, FINANCEIRA, ETC)


- PROBLEMAS DECORRENTES

  • POUCA INTERAÇÃO ENTRE OS DEPARTAMENTOS
  • NÃO PROPICIA UMA VISÃO DO FUNCIONAMENTO DA EMPRESA
  • NÃO PERMITE IDENTIFICAR QUEM SÃO OS FORNECEDORES E CLIENTES (INTERNOS E EXTERNOS)
  • LENTIDÃO NO PROCESSO DECISÓRiO
  • BAIXO INCENTIVO AO TRABALHO EM EQUIPE
  • POUCA FLEXIBILIDADE À MUDANÇA



1.1  A ORGANIZAÇÃO ORIENTADA POR PROCESSOS: O NOVO PARADIGMA

1.1.1 

CONCEITO

CONJUNTO DE ATIVIDADES INTERDEPENDENTES, LOGICAMENTE ASSOCIDAS, QUE TRANSFORMAM INSUMOS EM RESULTADOS QUE VISAM A ATENDER AS NECESSIDADES DOS CLIENTES

ELEMENTOS DE UM PROCESSO (VIDE MODELO NA PÁG. SEGUINTE) 

  • ENTRADAS


SÃO OS INSUMOS QUE O PROCESSO TRANSFORMA EM RESULTADOS

PROCESSAMENTO OU TRANSFORMAÇÃO

CONJUNTO DE ATIVIDADES INTERDEPENDENTES QUE TRANSFORMAM OS INSUMOS EM RESULTADOS

  • SAÍDAS


SÃO OS RESULTADOS DO PROCESSO (PRODUTOS E SERVIÇOS)

  • OBJETIVO


RAZÃO DE SER DO PROCESSO (ATENDER O CLIENTE INTERNO OU EXTERNO)

  • REALIMENTAÇÃO (FEEDBACK)


AÇÕES QUE VISAM A MANTER O PROCESSO SOB CONTROLE

INTERFUNCIONALIDADE DE UM PROCESSO

AS ATIVIDADES DE UM PROCESSO DEPENDEM UMAS DAS OUTRAS, TANTO INTERNA COMO EXTERNAMENTE À EMPRESA. EX:

-  INTERNAMENTE: COMPRAR X FABRICAR X EXPEDIR

-  EXTERNAMENTE: FORNECEDOR X EMPRESA X CLIENTE

PROPRIETÁRIO DO PROCESSO

É O RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DO PROCESSO, O QUE SIGNIFICA:

-  AVALIAR O DESEMPENHO DO PROCESSO

-  MANTER O DESEMPENHO DENTRO DOS PADRÕES (ID'S)
-  APERFEIÇOAR O PROCESSO VISANDO A MELHORAR O SEU DESEMPENHO


CONJUNTO DE ATIVIDADES EXECUTADAS EM UMA SEQÜÊNCIA LÓGICA


2) METAS DE DESEMPENHO A SEREM ATINGIDAS

 1.1.2  DESDOBRAMENTO DOS PROCESSOS

  • TODO PROCESSO PODE SER DESMEMBRADO EM PARTES MENORES (SUB-PROCESSOS E TAREFAS). EX:


  • IMPORTÂNCIA DO DESDOBRAMENTO DE PROCESSOS

-  ENTENDER O FUNCIONAMENTO DETALHADO DO PROCESSO E SUAS INTER-RELAÇÕES

-  IDENTIFICAR AS CAUSAS (NÍVEL DAS TAREFAS) DO MAU DESEMPENHO DO PROCESSO (MELHORIAS)

-  MAPEAMENTO DO PROCESSO (FLUXOGRAMA)

1.1.3 A ORGANIZAÇÃO CENTRADA NOS PROCESSOS DO NEGÓCIO

 - A ÊNFASE – DADA AOS DEPARTAMENTOS DA ESTRUTURA E ÀS TAREFAS ISOLADAS NA ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL – MIGROU  PARA UM MODELO ORGANIZACIONAL MAIS SIMPLES E DINÂMICO: A VISÃO CENTRADA EM PROCESSOS.

- A ORIENTAÇÃO CENTRADA NOS PROCESSOS DO NEGÓCIO POSSIBILITA QUE A ORGANIZAÇÃO SEJA VISTA, NÃO COMO UM CONJUNTO DE DEPARTAMENTOS ESTANQUES MAS,  SIM, COMO UM FLUXO CONTÍNUO DE ATIVIDADES ENCADEADAS QUE COMEÇAM E TERMINAM NO CLIENTE

- CADA DONO DE PROCESSO É AO MESMO TEMPO CLIENTE DO DONO ANTERIOR E FORNECEDOR DO DONO POSTERIOR

1.1.4     FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO (FCS) DA ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

  • Orientar-se pelo cliente
  • Adotar o modelo horizontal baseado em processos
  • Aprimorar as interfaces (intra / extra organização)
  • Designar o proprietário de cada processo
  • Definir indicadores de desempenho dos processos
  • Utilizar equipes multidisciplinares e auto-geridas
  • Estimular a aprendizagem e a comunicação interpessoal
  • Obter de todos o comprometimento com resultados
  • Recompensar o desempenho

FCS = CONDIÇOES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES PARA QUE UM DETERMINADO EVENTO SEJA BEM SUCEDIDO

1.1.5     VANTAGENS DA ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS

  • PERMITE ENTENDER COMO A EMPRESA FUNCIONA
  • PERMITE IDENTIFICAR FORNECEDORES E CLIENTES (INTERNOS I EXTERNOS)
  • PERMITE IDENTIFICAR QUAIS SÃO OS PROCESSOS MAIS IMPORTANTES PARA O NEGÓCIO
  • PERMITE QUE A EMPRESA ENTREGUE, MAIOR VALOR PARA O CLIENTE (APERFEIÇOAR OS PROCESSOS-CHAVE)
  • PERMITE MAIOR FLEXIBILIDADE PARÀ A ORGANIZAÇÃO (ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS)
  • PERMITE CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL

1.1.6     IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS EMPRESARIAIS

IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO

  • UMA EMPRESA É CONSTITUÍDA POR UM CONJUNTO DE PROCESSOS INTERDEPENDENTES QUE GERAM RESULTADOS
  • PARA QUE SE OBTENHA O MÁXIMO RESULTADO COM BOA EFICIÊNCIA, É NECESSÁRIO:

-  IDENTIFICAR QUAIS SÃO OS TIPOS DE PROCESSOS EXISTENTES EM UMA ORGANIZAÇÃO

-  ENTRE OS PROCESSOS EXISTENTES, IDENTIFICAR QUAIS SÃO OS MAIS IMPORTANTES PARA O NEGÓCIO (AQUELES QUE AGREGAM VALOR PARA O CLIENTE)

- FOCALIZAR ESFORÇOS DE MELHORIA NESSES PROCESSOS

 -TIPOS DE PROCESSOS EM UMA ORGANIZAÇÃO

  • GERALMENTE AS ORGANIZAÇÕES POSSUEM DUAS CATEGORIAS DE PROCESSOS:

-  PROCESSOS-CHAVE (VER TAMBÉM TRANSPARÊNCIA SEGUINTE)

LIGADOS À ESSÊNCIA DO NEGÓCIO (CORE BUSINESS);

CAPAZES DE PROPORCIONAR SIGNIFICATIVO VALOR PARA O CLIENTE

EXEMPLO: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

-  PROCESSOS DE APOIO:

DÃO SUPORTE AO FUNCIONAMENTO DOS PROCESSOS-CHAVE E A SI MESMOS

EXEMPLOS:

  • PROCESSOS DE RH
  • CONTAS A PAGAR E A RECEBER
  • CONTABILIDADE
  • REFEITÓRIO INTERNO
  • SERVIÇOS DE LIMPEZA I SEGURANÇA
  • DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES


OBS: DETERMINADOS PROCESSOS PODEM SER APOIO EM UMA ORGANIZAÇÃO E CHAVE EM OUTRA (OU VICE-VERSA). EXEMPLOS:

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES (MICROSOFT X ÁREA DE INFORMÁTICA EM UMA EMPRESA)

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL (CONSULTORIA DE RH X ÁREA DE RH EM UMA EMPRESA)

TIPOS DE PROCESSOS-CHAVE

-  DE ACORDO COM VÁRIOS AUTORES, PRATICAMENTE TODAS AS EMPRESAS POSSUEM QUATRO TIPOS DE PROCESSOS-CHAVE:

  • DESENVOLVER O PRODUTO: atividades de projeto (do produto e do seu processo de produção)
  • GERAR O PEDIDO: atividades que induzem o cliente a comprar (MKT)
  • PROCESSAR O PEDIDO: atividades que tratam o pedido do cliente (entrar com o pedido / produzir / entregar)
  • SERVIÇOS PÓS-VENDA: atividades de atendimento pós-venda (serviço de atendimento ao cliente, serviços de garantia)

-  O CONTEÚDO DE CADA PROCESSO-CHAVE PODE VARIAR DE UM SETOR DE NEGÓCIO PARA OUTRO E DE UMA EMPRESA PARA OUTRA NO MESMO SETOR DE NEGÓCIO

EXEMPLO:

  • Setor de Negócio
  • Processos-Chave ou Centrais
  • Desenvolver o Produto
  • Gerar o Pedido
  • Processar o Pedido
  • Serviços Pós-Venda


  • Manufatura
  • Projeto do produto e do processo de produção
  • Publicidade
  • Vendas
  • Entrar com o pedido
  • Fabricar
  • Expedir
  • Serviços em garantia
  • Atendimento de sugestões e reclamações


  • Construção civil
  • Projeto de arquitetura
  • Projeto de engenharia
  • Publicidade
  • Vendas
  • Seleção de opções para construção
  • Construção
  • Serviço de garantia


  • Hospitais
  • Serviços a serem prestados
  • Publicidade
  • Convênios
  • Prestação dos serviços médicos
  • Acompanhamento do paciente
  • Solução de reclamações / sugestões


IMPORTÂNCIA DE SE IDENTIFICAR QUAIS SAO OS PROCESSOS­-CHAVE E QUAIS OS DE APOIO, QUANDO SE BUSCA O APRIMORAMENTO DE PROCESSOS EM UMA ORGANIZAÇÃO:

  • PROCESSOS-CHAVE: PODEM SER MANTIDOS NA ORGANIZAÇÃO, DEVENDO SER CONTINUAMENTE APRIMORADOS A FIM DE QUE SE ENTREGUE O MÁXIMO VALOR PARA O CLIENTE
  • PROCESSOS DE APOIO: TAMBÉM DEVEM SER APRIMORADOS POR MEIO DA TERCEIRIZAÇÃO (VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO)


Momento do Administrador, Giovanni Bugni Lemes - 19 de julho 2016.


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