quarta-feira, 27 de julho de 2016

Quer ficar rico? Elimine 5 crenças sobre dinheiro agora!




Você quer ficar rico? Ao fazermos esta pergunta a alguém, espera-se, no mínimo, que 9 entre 10 pessoas a respondam de forma positiva. Mas se ficar rico é algo tão bom e unânime assim, por que muitas pessoas não estão em busca deste objetivo? Existem diversas respostas para esta questão, mas uma delas, sem dúvidas, está nas diversas crenças erradas que as pessoas possuem sobre o tema: dinheiro.

Confira abaixo 5 destas crenças que, mesmo que inconscientemente, estão te atrapalhando a atingir o objetivo de ficar rico!

1. Os ricos ganham dinheiro tomando dos pobres

A ideia de que os ricos são ricos, porque roubam dos pobres é muito comum na cabeça de muitos brasileiros, mas, na realidade, esta frase está pautada em uma premissa econômica falaciosa: a de que economia é um jogo de soma zero.

Caso você não saiba, jogo de soma zero trata-se de qualquer tipo de relação onde o ganho de um, obrigatoriamente, representa a perda de outro. O tênis, por exemplo, é um exemplo de jogo de soma zero. Para que um jogador ganhe uma partida, obrigatoriamente seu adversário precisa perder a disputa. Não existe empate, não existe vitória para os dois, mas sempre um vencedor e um perdedor.

Na economia, por outro lado, as coisas não funcionam obrigatoriamente desta maneira. Como Ludwig Von Mises explica em seu livro, As Seis Lições: “Na Inglaterra do século XVIII, o território só podia dar sustento a seis milhões de pessoas, num baixíssimo padrão de vida. Hoje, mais de 50 milhões de pessoas moram ali e desfrutam de um padrão de vida que chega a ser superior ao que desfrutavam os mais ricos do século XVIII”.

Mises utiliza a Inglaterra como exemplo, mas isto vale para todo e qualquer país. Como informou o Banco Mundial, pela primeira vez na história apenas 10% da população do planeta vive hoje, em situação de pobreza extrema, e isto acontece mesmo com uma população mais de 10 vezes maior do que a população do século XVIII, por exemplo, quando esta porcentagem era muito maior.

Nossa produtividade ao longo deste período aumentou muito mais do que dez vezes e isto, consequentemente, fez crescer nossa capacidade de produzir mais riquezas, o que melhorou o padrão de vida de uma enorme quantidade de pessoas.

Desta forma, não pense que a sua riqueza significaria a pobreza de outra pessoa, mas sim o contrário, a sua riqueza significaria uma maior possibilidade de enriquecimento para todos que estão em sua volta.

2. O dinheiro não traz felicidade

Você pode ter certeza desta afirmação e inclusive possuir belos exemplos de pessoas que são pobres, mas felizes. Entretanto, será que você realmente acredita nisto ou apenas utiliza este fato como uma desculpa para não arregaçar as mangas, sair de sua zona de conforto e buscar tornar-se mais rico?

Dinheiro não é garantia de felicidade e nem o contrário também é válido, pois é bem verdade que existem muitos exemplos de ricos que são infelizes e de pessoas pobres que estão de bem com a vida — afinal, vivemos num mundo de mais de 7 bilhões de pessoas. Porém, estatisticamente falando, é muito mais fácil que em uma comparação entre um rico e um pobre, o primeiro seja mais feliz.

Dinheiro é sim importante. Como diz Gustavo Cerbasi em seu livro, Os Segredos dos Casais Inteligentes, pesquisas apontam que questões relacionadas ao dinheiro são o segundo principal motivo de separação de casais em todo o mundo.

Por fim, talvez você ainda esteja se agarrando em seu último argumento: o importante é ter saúde! Mas não acha que dinheiro lhe traria acesso a uma saúde de mais qualidade?

3. Investir é coisa de rico

Outro pensamento bastante comum por aqui é o de que investir é coisa de rico. Se for investir em ações, então, já estamos falando de milionários! Besteira. O que as pessoas não costumam levar em consideração é que, em muitos casos, não são os ricos que investem, mas sim os bons investidores que ficam ricos.

Existem inúmeros tipos de investimentos disponíveis hoje no mercado. Se você é um investidor avesso ao risco, existem os ativos de renda fixa. Se lida bem com riscos, numa análise de longo prazo, nenhum investimento supera o mercado de ações. Se você é um pequeno investidor, é possível começar a investir com quantias pequenas, como R$ 30,00. Enfim, só não investe quem não quer!

Se você até tem vontade em investir, mas não consegue poupar para começar a fazê-lo, você pode contar com a ajuda de um bom aplicativo de educação financeira. Desta forma, você terá acesso as mais diversas funcionalidades como, por exemplo, gráficos interativos, metas e orçamentos, alertas de vencimento de contas e muito mais. E o melhor, tudo sincronizado com a web, permitindo-o acessar e controlar suas finanças onde quer que você esteja.

4. Eu não nasci para ser rico

Em entrevista concedida ao programa “The Noite”, do SBT, em 15 de Abril de 2014, o jornalista brasileiro e colunista da revista Forbes, Pedro Geromel, afirmou que, naquela época, haviam 1.642 bilionários em todo o planeta. De acordo com dados levantados pela revista, 66% destes não nasceram ricos, mas construíram suas fortunas, enquanto apenas 13% já nasceram herdeiros bilionários e 21% já possuíam alguma fortuna, mas a aumentaram.

Os dados acima dizem respeito ao topo da pirâmide social do planeta, o que absolutamente não quer dizer que é rico apenas quem chegou lá. Existem milhões e milhões de pessoas ao redor do planeta que sequer chegaram à casa do milhão, mas possuem um excelente padrão de vida.

Entretanto, a mensagem que fica é: se tantas pessoas que começaram do zero chegaram tão longe, o que me impede de percorrer 1/5 ou 1/10 deste caminho? Este caminho não será fácil e você encontrará incontáveis obstáculos, mas você mesmo, de forma alguma, pode ser o primeiro e maior deles.

5. Ricos não possuem tempo para aproveitar suas fortunas

É bem verdade que os ricos trabalham mais tempo que a média, mas isto não significa que eles façam apenas isto. Boa parte destas horas trabalhadas se deve ao fato de que uma considerável parte deles tem o privilégio de trabalharem com o que gostam, mas até mesmo estes ainda conseguem passar um bom tempo com a família, tirando longas férias e com qualidade.

Além disso, também existem diversas pessoas que ficam ricas com muito trabalho, mas que após atingirem certo patamar, conseguem reduzir a quantidade de horas trabalhadas sem perder a renda. Isso é muito comum entre aqueles que fazem dinheiro com empresas de marketing multinível, trabalhando na internet ou que são bons investidores, por exemplo.

Há o tempo certo para plantar, há o tempo certo para regar e, se você tiver sucesso nestas etapas iniciais, também haverá o tempo certo de colher! Se você quer ficar rico, deve deixar essas crenças de lado.

Momento do Administrador, Victor Leitão - 27 de julho 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!