Provavelmente você conhece (ou é) uma daquelas pessoas que
não consegue deixar as tarefas nas mãos dos outros, e também por isso, acaba
por estar sempre sobrecarregada. Principalmente se for um gestor ou líder (de
qualquer esfera da vida). Talvez, esta seja a hora de aprender algo que pode
otimizar sua organização do tempo e de quebra beneficiar toda a equipe: delegar
tarefas.
Seja no ambiente acadêmico ou profissional, é praticamente
impossível não se deparar com aquela pessoa que está sempre ocupada (até nas
férias, se tiver). Líderes natos gostam de estar sob controle de todas as
situações. Típico de quem pensa “se quer fazer algo direito, faça você mesmo”.
Isso é ótimo, é questão de personalidade, pro atividade e perfil de liderança.
Mas, lideres precisam delegar tarefas à outras pessoas. E como fazer isso sem
perder o controle?
É certo que, cada um tem seus talentos e habilidades. Porém,
muitas pessoas ainda não os descobriram ou precisam desenvolver este ponto.
Cabe também aos gestores o papel de analisar as potencialidades e delegar
tarefas de acordo - e na medida - em que os processos evoluírem.
Na prática, funciona como os bons professores, que ao
iniciar as aulas abrem o diálogo com os alunos e informam que, ao mesmo tempo
em que ensinam, podem também aprender com eles, pois, dependendo das
experiências pessoais, alguém pode sempre acrescentar algo interessante, outro
ponto de vista. Isso é delegar. Cada um tem a sua função – um aprende, um
ensina. O que não significa que estes “estados” não devam ser flexíveis.
A importância de delegar
São muitas! Desafoga a agenda, incentiva a equipe, capta
talentos e ai por diante.
Ter um profissional ou membro do grupo, de confiança faz
toda a diferença em momentos chave. Além de que é necessário conhecer e
reconhecer as habilidades de cada um. Funciona como um bom network: você sabe
com quem pode contar.
Alguns passos importantes:
1. Filtrar o nível de comprometimento de cada indivíduo.
Além de dar maior credibilidade e tranquilidade, ajuda a
desenvolver os projetos. A partir das pequenas atividades, ou da diversificação
delas.
2. O bom e velho cronograma.
Estipule prazos médios para a sua elaboração. Podendo assim,
captar aos poucos os níveis de desenvolvimento e comprometimento com as metas.
3. O ideal é que haja um crescimento mútuo, na mesma
direção, e não que seja necessário "empurrar com a barriga".
4. Padrão de qualidade, missão, visão e valores são
importantíssimos.
Deve haver alinhamento. Todos os membros devem saber quais
são os objetivos principais, qual é a sua participação e responsabilidade para
o sucesso do projeto final.
Em princípio, esse tema pode causar certo rebuliço. Delegar
não significa que outras pessoas poderão “pegar o meu lugar” ou “deixar as
coisas de lado”? Nem sempre. Precisamos compreender que o maior benefício será
o seu desenvolvimento e tranquilidade, até porque, com o tempo disponível,
poderá dar mais atenção a outras coisas que realmente goste e desenvolver os
seus projetos com maior disponibilidade, além de criar um ambiente com melhor
fluidez. Afinal, não dá pra fazer tudo, o tempo todo.
Fonte: Administradores
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