Campanha usa sotaque britânico e roteiro digno de
Shakespeare para enfatizar o diferencial do produto. Só que de uma maneira
sincera demais
Produtos relacionados às necessidades mais básicas do ser
humano vêm ganhando uma atenção maior em termos de soluções práticas e
categóricas. Junto com essa evolução, vem junto a divulgação de tais produtos,
feita de maneira cada vez mais ousada, descontraída e sincera. Às vezes sincera
até demais.
Normalmente as propagandas de aromatizadores de banheiro
exibem um campo de rosas ou brisas coloridas como uma sutileza para disfarçar a
sua verdadeira mensagem: banheiros fedem, porque é onde defecamos, e o
consumidor precisa do produto. Por que não falar diretamente da natureza do
item e sua utilidade? Foi o que fez a Poo~Pourri.
O nome do produto é um trocadilho com o termo francês pot
pourri, que significa "vaso podre"; "poo", em inglês,
significa cocô, literalmente. Ao invés de disfarçar o odor atroz do ar após a
obra, ele deve ser aplicado antes -- a promessa é contaminar toda a água do
vaso com óleos essenciais e eliminar completamente o aroma.
Ainda mais insólito -- e, talvez, inovador -- do que o
produto, é campanha e o posicionamento da marca. Uma mulher bonita (idealmente,
elas não defecam) com um sotaque britânico clássico e um roteiro digno de
Shakespeare compõem o vídeo promocional. Veja abaixo.
Termos e construções frasais como "seu pequeno
astronauta" e " dar à luz um monstro cremoso das minhas cavernosas
entranhas" são particularmente repulsivos. Mas mostra o problema de uma
forma direta, como o spray funciona e porque ele é diferente da concorrência
(os tradicionais aerossóis aromatizadores); tudo isso utilizando elementos que
jamais seriam associados a uma barrigada.
A campanha é tão inusitada que a empresa julga necessário
lembrar reiteradamente: "Poo~Pourri é um produto real com efeitos
comprovados" -- talvez com receio de ser confundido com um viral fake.
Segundo a empresa, foram vendidos mais de 4 milhões de unidades, e a alta média
de avaliações na Amazon é de uma unanimidade rara.
Aparentemente, a fórmula de somar a inovação com o melhor
posicionamento de marketing rendeu bons resultados.
O que achou da campanha? Deixe sua opinião -- e avaliação --
nos comentários. E sim, piadas como "que matéria de merda" são manjadas
e nada inovadoras.
Fonte: Administradores
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