Criar uma equipe de qualidade indiscutível é um grande
desafio para qualquer gestor. No entanto, se o mesmo obter êxito com relação a
esse fator, terá sucesso garantido em todos os seus empreendimentos
Nunca o trabalho em equipe foi tão importante como nos dias
de hoje, haja vista, que a interligação mundial do mercado, tornou o ambiente
corporativo algo extremamente imprevisível e dinâmico, fazendo com que os
gestores mudassem suas convicções e quebrassem paradigmas, para que assim, o
enfoque fosse passando para os colaboradores e o respectivo desenvolvimento de
suas competências. Infelizmente, alguns gestores negligenciam esse importante
fator, comprometendo assim, o sucesso de suas organizações.
Sabendo da vontade que alguns gestores possuem, de executar
os processos organizacionais de forma eficiente, elaborei 10 qualidades
fundamentais para que uma equipe execute seus procedimentos em alto nível,
confira:
1 – Autogerenciamento: o funcionário não pode ser como um
bebezinho que depende de uma babá o tempo todo, ou seja, ele deve saber
exatamente quais são suas funções dentro da empresa e principalmente, como
executá-las de forma eficiente. Em outras palavras, o cooperador deve ser
autodidata, para que ele não dependa de ninguém, a não ser dele mesmo.
2 – Antecipação: devem ter a capacidade de prever as
variáveis futuras e criar métodos inteligentes para lidar inteligentemente com
as mesmas. É importante também frisar, que algumas coisas são inevitáveis,
todavia, algumas podem e devem ser evitadas, para que assim, possam ser
reduzidas as probabilidades de fracasso.
3 – Adaptação: devem ter capacidade para se adaptar ao novo,
fazendo com que a imprevisibilidade seja algo positivo tanto interno, quanto
externamente. Vale lembrar que, sem esse atributo, a empresa encontrará muitas
dificuldades em sua caminhada, haja vista, que o mercado entregará
constantemente novas variáveis, surpreendendo o gestor que, provavelmente, não
estará preparado para reagir.
4 – Sinergia: a união da equipe em prol dos objetivos
organizacionais é um fator fundamental no ambiente globalizado no qual estamos
inseridos, portanto, a individualidade nunca pode ser maior do que a
cooperação.
5 – Evolução: devem ser treinadas e desenvolvidas
constantemente, de modo que estejam sempre em evolução. Além disso, devem
preparar pessoas para assumirem cargos de liderança futuramente na organização,
buscando obter vantagem competitiva.
6 – Criatividade: devem buscar “pensar fora da caixa”, com
ousadia e irreverência, transformando cenários monótonos em ambientes
inovadores. Em outras palavras, devem desenvolver o intraempreendedorismo que
cada colaborador possui, fazendo com que o poder criador da empresa seja
aumentado.
7 – Visão: devem ter foco no futuro, fazendo da
pró-atividade a sua âncora. Ou seja, devem enxergar além o horizonte, criando
estratégias embasadas em dados e estatísticas, de forma a tentar prever o
improvável.
8 – Democracia: devem saber valorizar a diversidade de
personalidades, para que assim, as pessoas possam ter autonomia para expressar
suas opiniões sem que haja objeções, aumentando, através desse ato, o nível
intelectual dos diálogos da empresa.
9 – Modernidade: devem utilizar-se das ferramentas
contemporâneas da administração, como benchmarking, empowerment, downsinzing,
etc. de forma a acompanhar as novas tendências do mercado.
10 – Motivação: devem ser motivadoras para os colaboradores,
buscando a realização pessoal dos mesmos e criando um ambiente de parceria e
ajuda mútua entre ambas as partes, em uma via de mão dupla.
A única forma de obter vantagem competitiva perante o
mercado, é através do fortalecimento constante das equipes, sendo assim, esse é
o melhor investimento que um gestor pode fazer em meio a esse cenário
globalizado e volátil do qual fazemos parte.
Fonte: Administradores
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