É importante que os empresários valorizem a formação de
pessoas, tanto de seus colaboradores como franqueados, incluindo clientes e
fornecedores
A contratação, gestão e manutenção de um bom colaborador
dentro de uma empresa estão se tornando um desafio cada vez maior para os
líderes. A oferta de empregos é grande (de acordo com a consultoria americana
Manpower, o Brasil é o país das Américas que liderou a criação de empregos no
segundo trimestre deste ano, com crescimento na ordem de 30%), portanto, manter
um bom funcionário requer planejamento e investimento.
É importante que os empresários valorizem a formação de
pessoas, tanto de seus colaboradores como franqueados, incluindo clientes e
fornecedores. Uma equipe de trabalho desmotivada pode trazer danos a qualquer
empresa, pois o funcionário é a imagem da companhia, que tanto podem ser
defensores e disseminadores da marca, como podem denegri-la caso algo não
esteja a contento. Logicamente o trabalho e o esforço do colaborador devem ser
levados em conta, pois sem vontade e perseverança não chegamos a lugar algum.
Alguns pontos devem ser considerados, deixo claro que isso
não deve ser uma prática comum somente em grandes empresas, pois funcionário
feliz e satisfeito produz mais e melhor em qualquer lugar. O primeiro passo é
saber recompensar as pessoas de sua equipe mediante o trabalho desempenhado.
Hoje, a maioria busca desafios e acúmulo de experiências, portanto se foi
lançado um desafio à equipe e eles conseguiram solucionar e chegar ao resultado
esperado, merecem uma recompensa, que pode não ser somente dinheiro, mas também
uma premiação, um brinde, uma menção, enfim, há várias possibilidades.
Uma dica básica, porém valiosa, é ser educado e justo. Um
gestor deve ser, acima de tudo, um líder e, com isso, conhecer bem as pessoas
com as quais trabalha e se esmerar para compreendê-las. É de extrema
importância conhecer e entender os funcionários, tratando possíveis problemas
de forma educada e diplomática. Não precisa dizer que é o chefe e pronto!
O bom líder não se preocupa apenas em criar possibilidades
de crescimento do colaborador dentro da empresa e nas estratégias de motivação.
Um bom empregador investe no treinamento do colaborador. Afinal, atualizar a
formação da sua equipe, aprendendo novas técnicas, traz bons frutos a todos: o
colaborador terá mais conteúdo e o empregador um funcionário com mais
conhecimento.
Aliado à formação, é importantíssimo que o colaborador possa
aplicar os conhecimentos adquiridos dentro da empresa, crescendo
profissionalmente e pessoalmente. A empresa, inclusive, deve deixar claro, na
hora de contratação, o quanto o funcionário pode progredir na instituição.
Outro ponto fundamental é oferecer benefícios aos seus
colaboradores. Uma maneira eficaz é fazer uma pequena pesquisa interna com sua
equipe para verificar do que mais necessitam, sem medo de investir em
benefícios de qualidade, como alimentação, refeição, creche, farmácia, vale
presentes, etc.
Na empresa em que sou diretora, as pessoas podem sonhar,
temos funcionários que entraram como faxineiros e atendentes, hoje são
empresários e sócios. Devemos valorizar a todos que fazem parte da empresa, sem
menosprezar ideias e sugestões, pois assim, eles terão vontade de transformar.
Fonte: Administradores
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