No esforço de replicar os cases de grandes empresas, muitas
pessoas e empresas iniciantes em marketing digital acabam seguindo dicas de
especialistas que não se aplicam ao seu caso. Saiba nesse artigo quais são
esses erros mais comuns
É natural que, ao iniciar suas estratégias de marketing
digital, médias e pequenas empresas busquem referências do mercado. É muito
útil que seus gestores participem de palestras, leiam livros sobre os temas e
sigam especialistas da área para adquirir mais conhecimento.
No entanto, é preciso atenção na hora de tentar reproduzir
modelos de grandes empresas ou seguir dicas contidas em cases de grandes
companhias, pois, na maioria dos casos, eles não se aplicam a empresas de menor
porte.
Separei aqui alguns conselhos que ouvimos frequentemente,
mas que médias e pequenas empresas devem evitar considerar em sua estratégia de
marketing digital.
Investir nas redes sociais da moda (ou estar presente em
todas as opções)
Ao contrário de grandes empresas, que dispõem de verba e
equipe para conseguir estar presente em praticamente todas as redes sociais,
não vale a pena manter perfis simultâneos se o seu negócio não tem estrutura
suficiente pra isso.
Descubra em qual das redes está presente a maior fatia do
seu público-alvo e comece investindo apenas naquilo que já é consolidado e
tende a oferecer resultados mais garantidos. Preocupe-se, em primeiro lugar,
com o conteúdo que será publicado.
Uma abordagem efetiva é produzir conteúdo de qualidade no
seu blog e utilizar as redes canal de distribuição do seu material. Além disso,
a ferramenta escolhida pode ser utilizada como um bom canal de interação com
Leads e clientes.
Usar monitoramento muito sofisticado
Com o objetivo de evitar crises, avaliar o efeito de
campanhas publicitárias e gerenciar milhares de interações diariamente, grandes
empresas acabam investindo em ferramentas mais precisas e abrangentes. Isso
tudo porque é preciso realizar análise de sentimento, de influência e obter
relatórios avançados.
No entanto, o monitoramento das médias e pequenas empresas
deve ser diferente. Como o número de menções diárias geralmente é reduzido, uma
ferramenta que gere um relatório diário com posts citando a empresa já é
suficiente. Com isso é possível acompanhar o que é dito sobre a empresa para
responder em tempo hábil e investir no relacionamento com clientes (atuais ou
potenciais) e referências no seu mercado.
Realizar testes e otimizações cedo demais
Há diversos ajustes que você pode fazer, seja em suas
Landing Pages, seja escolhendo melhor as palavras-chaves que definam o seu
negócio, ou mesmo mudando os horários de publicação de posts no blog e em redes
sociais ou de envio de e-mail marketing.
O fato é que só é possível saber que mudanças vão surtir
efeito se sua empresa já tiver volume de conteúdo o suficiente para aplicar
testes e conseguir visualizar a relevância das alterações. Não adianta, por
exemplo, melhorar a taxa de conversão de uma Landing Page de 10% para 20% se
ela recebe 50 visitas no mês. Seu crescimento será de apenas 5 Leads.
Primeiro foque em criar conteúdo relevante e tornar seu site
atrativo para conseguir crescer e ganhar escala. Deixe as otimizações e ajustes
pra mais tarde, quando a empresa já possuir mais corpo em marketing digital.
Esperar as primeiras posições do Google para palavras-chave
competitivas
Se você está apenas começando, dificilmente terá autoridade
suficiente para estar nas primeiras posições, ainda que seu site tenha uma boa
estrutura e as páginas estejam otimizadas para palavras-chave importantes do
seu negócio. O principal fator de rankeamento ainda está na autoridade do site
perante o Google e seu domínio vai conseguir com o tempo.
O caminho para isso é produzir conteúdo relevante para
ganhar links, além de fazer com que as URLs sejam amigáveis, a estrutura das
páginas seja bem definida e que o conteúdo esteja sendo indexado. Esqueça
outras otimizações dentro da página por um tempo. Quando já tiver mais
autoridade, volte a otimizar pensando nas palavras-chave importantes.
Produzir um “viralzinho”
Que empresa não desejaria ver seu conteúdo sendo disseminado
rapidamente por milhões de pessoas via mídias sociais? Viralizar, no entanto, é
para poucos. É muito difícil prever o que vai ser um sucesso extremo e o que
não vai ter tanta repercussão assim, mesmo que a ação tenha demandado esforços
e seja bem feita.
Se você está começando, pense em consolidar uma base e
construir um ativo aos poucos, com bom conteúdo e audiência nas mídias sociais.
O resultado é questão de tempo.
E, lembre-se: mais importante do que atrair milhões de
pessoas em torno de seu conteúdo é conseguir fidelizar o público certo, aquele
que realmente vai querer comprar o seu produto ou serviço.
Fonte: Administradores
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