O caso levantou preocupações sobre privacidade e a forma
como o Facebook monetiza conteúdo dos usuários
Um juiz norte-americano concedeu nesta segunda-feira
aprovação final para um acordo de 20 milhões de dólares a ser pago pelo
Facebook em um processo sobre publicidade, apesar de críticos afirmarem que o
acordo não protege a privacidade de crianças usuárias da rede social.
Cinco pessoas entraram com uma ação contra o Facebook em
2011, afirmando que o programa da rede social "Histórias
Patrocinadas" informava os amigos dos usuários quando estes utilizavam a
opção "curtir" para determinadas marcas sem pagá-los ou permitir que
eles desabilitassem esse mecanismo.
As "Histórias Patrocinadas" são anúncios que
aparecem na página de notícias dos usuários do Facebook e normalmente estão
ligados ao nome e à foto do perfil de um dos amigos, que "curte" a
marca.
O caso levantou preocupações sobre privacidade e a forma
como o Facebook monetiza conteúdo dos usuários.
Sob os termos do acordo, o Facebook pagará 20 milhões de
dólares para compensar os demandantes, e prometeu dar aos usuários mais
controle sobre como seu conteúdo é compartilhado - mudanças que os advogados
dos demandantes avaliam em 145 milhões de dólares.
O Facebook cobrou dos anunciantes aproximadamente 234
milhões de dólares pelas "Histórias Patrocinadas" entre janeiro de
2011 e agosto de 2012, afirmam dados do processo.
Advogados de defesa dos direitos das crianças argumentaram
que nenhum menor pode ter seu conteúdo compartilhado com anunciantes.
Mas na decisão desta segunda-feira, o juiz do distrito de
São Francisco Richard Seeborg escreveu que o acordo, "apesar de não
incorporar todas as funções que alguns dos opositores prefeririam, possui valor
significativo".
Representantes do Facebook e dos demandantes não foram
encontrados para comentar o caso.
Fonte: Administradores
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