Estudo realizado pela Page Talent foi baseado na percepção
de jovens profissionais; 21% acreditam que conteúdo apresentado na universidade
dificilmente será aplicado no mercado
Os jovens acreditam que as universidades estão os deixando
aptos para enfrentar o mercado de trabalho. É o que aponta recente pesquisa
realizada pela Page Talent, consultoria de recrutamento e seleção de
estagiários e trainees, divulgada na última terça-feira (27).
De acordo com o levantamento, 59% dos respondentes afirmaram
que têm ótima qualificação e que se sentem seguros para participar de processos
seletivos. A pesquisa foi realizada pela internet durante o mês de deste ano,
junto a 518 jovens profissionais de 18 a 24 anos.
Para Manoela Costa, gerente da Page Talent no Brasil, o
papel da instituição de ensino superior é fundamental nesse processo. “Os
candidatos a vagas de estágio sentem uma insegurança natural em seus primeiros
processos. Porém, os que estudam em universidades que oferecem mais estrutura
relacionadas à carreira, com áreas específicas da universidade voltadas a isso,
acabam se dando melhor”, diz a executiva.
“Muitos candidatos a estágio nunca participaram de um processo
seletivo de verdade, mas já o vivenciaram de alguma forma em suas universidades
e isso faz toda a diferença”, afirma.
Ainda de acordo com o levantamento, 20% acreditam que a
universidade os preparou muito bem, mas que o conhecimento adquirido foi apenas
voltado aos seus conhecimentos técnicos e que a universidade não os preparou
para processos seletivos. Outros 21% afirmam que o conteúdo apresentado pela
universidade é muito teórico e dificilmente será aplicado no mercado de
trabalho.
Manoela Costa lista cinco dicas para quem está no processo
de escolha da universidade e para quem quer se dar bem no mercado de trabalho:
- Avalie se a faculdade/universidade tem uma área de carreiras estruturada e se há feiras de carreira ou eventos relacionados ao tema ao longo do ano;
- Pergunte se no seu curso há matérias práticas, estudos de caso e a tentativa de aproximação dos conteúdos à realidade de mercado;
- Pergunte se a universidade tem um bom relacionamento com empresas de recrutamento e com as principais empresas que atuam no setor do curso que pretende cursar;
- Pergunte se a universidade incentiva projetos de iniciação científica e de pesquisa;
- Pergunte se a universidade apoia iniciativas como empresas juniores ou outras associações voltadas à formação profissional.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!