terça-feira, 3 de setembro de 2013

Universidades deixam os jovens preparados para o mercado, aponta pesquisa

Estudo realizado pela Page Talent foi baseado na percepção de jovens profissionais; 21% acreditam que conteúdo apresentado na universidade dificilmente será aplicado no mercado




Os jovens acreditam que as universidades estão os deixando aptos para enfrentar o mercado de trabalho. É o que aponta recente pesquisa realizada pela Page Talent, consultoria de recrutamento e seleção de estagiários e trainees, divulgada na última terça-feira (27).

De acordo com o levantamento, 59% dos respondentes afirmaram que têm ótima qualificação e que se sentem seguros para participar de processos seletivos. A pesquisa foi realizada pela internet durante o mês de deste ano, junto a 518 jovens profissionais de 18 a 24 anos.

Para Manoela Costa, gerente da Page Talent no Brasil, o papel da instituição de ensino superior é fundamental nesse processo. “Os candidatos a vagas de estágio sentem uma insegurança natural em seus primeiros processos. Porém, os que estudam em universidades que oferecem mais estrutura relacionadas à carreira, com áreas específicas da universidade voltadas a isso, acabam se dando melhor”, diz a executiva.

“Muitos candidatos a estágio nunca participaram de um processo seletivo de verdade, mas já o vivenciaram de alguma forma em suas universidades e isso faz toda a diferença”, afirma.

Ainda de acordo com o levantamento, 20% acreditam que a universidade os preparou muito bem, mas que o conhecimento adquirido foi apenas voltado aos seus conhecimentos técnicos e que a universidade não os preparou para processos seletivos. Outros 21% afirmam que o conteúdo apresentado pela universidade é muito teórico e dificilmente será aplicado no mercado de trabalho.

Manoela Costa lista cinco dicas para quem está no processo de escolha da universidade e para quem quer se dar bem no mercado de trabalho:

  1. Avalie se a faculdade/universidade tem uma área de carreiras estruturada e se há feiras de carreira ou eventos relacionados ao tema ao longo do ano;
  2. Pergunte se no seu curso há matérias práticas, estudos de caso e a tentativa de aproximação dos conteúdos à realidade de mercado;
  3. Pergunte se a universidade tem um bom relacionamento com empresas de recrutamento e com as principais empresas que atuam no setor do curso que pretende cursar;
  4. Pergunte se a universidade incentiva projetos de iniciação científica e de pesquisa;
  5. Pergunte se a universidade apoia iniciativas como empresas juniores ou outras associações voltadas à formação profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!