Na primeira matéria da reportagem, especialistas apontam que
pessoas organizadas podem melhorar suas metas e aproveitar melhor o tempo para
as atividades dentro da empresa
Pare agora por alguns segundos e olhe ao redor da sua mesa
do computador. Então, ela está organizada ou está cheia de papéis e canetas
espalhadas, livros e documentos empilhados, ou seja, uma bagunça? Muitos
especialistas afirmam que manter o ambiente de trabalho organizado gera melhor
desempenho profissional e facilita o andamento das tarefas no decorrer do dia.
O consultor do IDORT/SP, Édson Herrero, revela que tudo faz
a diferença na hora de buscar um espaço físico de trabalho mais saudável e
leve. “A desorganização física gera desorganização mental e, portanto, perda de
concentração, produtividade, criatividade, serenidade e paz no ambiente do
trabalho. Um ambiente físico, minimamente cuidado, limpo, organizado e
planejado, faz toda a diferença na obtenção de mais e melhores resultados,
além, é claro, de prevenir o estresse”.
Só que em alguns casos, não são apenas os funcionários que
necessariamente são os principais causadores de um ambiente desordenado. Muitas
vezes a própria corporação não colabora para um ambiente mais organizado. Ainda
é recorrente em empresas de diversos portes, encontrar pilhas de papéis e
documentos à espera de arquivamento.
Édson Herreo diz que o melhor a fazer é que os colegas de
trabalho se unam para achar um meio factível de organização no ambiente, apesar
dos estilos diferentes de cada pessoa. “Sabemos também que as pessoas têm
manias e jeito de ver as coisas muito distintas, para alguns, a organização e a
disciplina no ambiente de trabalho não fazem o menor sentido, para outros, no
entanto, o dia não acontece sem o mínimo de organização, mas é preciso arrumar
um ‘meio termo’ para eliminar o excesso de materiais sem utilidade aglomerado”.
Laudemir Valente, CEO da Novateccorp, aponta que o avanço da
tecnologia fez com que o arquivamento on-line se tornasse outra forma de
solucionar os problemas do acúmulo de papéis para as corporações. “Ao
digitalizar e arquivar eletronicamente os documentos, departamentos e empresas
ganham mais agilidade e segurança na manipulação das informações. De forma
eficiente é possível dar um fim na papelada e ainda colaborar positivamente no
desempenho dos profissionais, dos setores e das empresas”, finaliza.
Muitas vezes, o rendimento de um profissional pode melhorar
com simples cronogramas e um gerenciamento do tempo e das atividades mais
concretas. Édson Herrero aponta algumas dicas para as pessoas que querem, mas
não conseguem ser organizadas no trabalho.
• Planeje seu dia fazendo uma lista de prioridades;
• Siga a lista;
• Não burle o planejado;
• Identifique os recursos mínimos que você necessitará para
cumprir o planejado (sala, equipamentos, recursos virtuais, telefone, pessoas,
prazos, fluxos e etc.);
• Priorize o importante e não o urgente. Lembre-se: o
importante é seu, o urgente é do outro que não se planejou;
• O ambiente físico do trabalho deve ser confortável,
acessível e seguro para você, sem, no entanto, invadir o espaço aéreo dos
colegas que também tem seu próprio estilo. O ambiente de trabalho é coletivo,
portanto, negocie sempre;
• Faça sua parte: guarde, arrume, esvazie, recicle, limpe e
etc. Isto vale para sua área de trabalho e, também, para áreas comuns, como
banheiros, restaurante, corredores, estações de trabalho, espaço do café, pc´s
e notebooks, entre outros. As equipes responsáveis pela limpeza dos ambientes
no local de trabalho são colaboradores como você (geralmente tercerizados),
elas obedecem a um fluxo de trabalho e não executam trabalho escravo. Exerça
seu papel cidadão dentro da empresa.
A organização no ambiente de trabalho começa por dedicar-se,
entre outras coisas, a gerenciar o tempo e o espaço.
Na segunda matéria da reportagem “Parte 2 / As duas faces damoeda: A bagunça pode prejudicar o rendimento profissional?”, os autores do
livro “Uma Bagunça Perfeita”, Eric Abrahamson e David H. Freedman dão o
contraponto e revelam que a desorganização pode tornar o sistema mais eficiente
no mundo coorporativo.
Fonte: Administradores
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