sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Como se tornar mais forte e resiliente

Nem todas as adversidades devem ser encaradas como problemas sem solução. Encare a situação e aprenda com essa experiência. 



Há algum tempo temos usado o termo resiliente para designar pessoas que atingidas por enormes sofrimentos, conseguem desenvolver uma força vital, que lhes permite sobreviver e renascer a partir da dor.

Você e eu sabemos que dificuldades e adversidades ocorrem em todas as áreas da vida, tais como: familiar, social, profissional e, até mesmo, existencial. São acontecimentos que nos afetam psicologicamente, sejam eles de baixo ou alto impacto, de pouca frequência ou cíclicas. São fenômenos naturais que, se por um lado não se pode controlar suas origens, sua solução depende inteiramente da forma como os percebe e de como se lida com eles.

Existe uma lenda grega que narra à vida de um pássaro chamado fênix, que morre e renasce das próprias cinzas. Essa imagem pode ser aplicada a pessoas que, apesar de encararem grandes dores e traumas, conseguem conservar a fé e a doçura e se agigantam frente à desventura, tornando-se ainda maiores e melhores. A palavra resiliência, oriunda da física, diz respeito à capacidade que certos corpos têm de se transformar por obra de agentes externos e, depois, restaurar a sua forma natural.

A resiliência permite que você desenvolva a habilidade de enfrentar, vencer e sair fortalecido de situações adversas.

Mas como é possível encarar algumas situações desastrosas e intensas de maneira resiliente? Uma das grandes estratégias para se livrar de mais sofrimento é aceitar a situação, por mais difícil e doloroso que isso possa parecer, esse é o primeiro passo.

A aceitação pode constituir uma forma de fortalecimento e reestruturação para seguir adiante. São em momentos de maior fraqueza, que você pode encontrar a sua força. 

Aprender a lidar e a ultrapassar as dificuldades te faz ser a pessoa que você é hoje. Cada desafio que se encara na vida, serve para fortalecer a coragem, a fé e a habilidade de vencer os obstáculos futuros. 

No momento em que você está no meio desse turbilhão é difícil ver algo positivo na situação, mas passada a tempestade você poderá perceber o quanto cresceu e se fortaleceu com tudo o que viveu. 

Qualquer pessoa que desejar, pode se tornar resiliente, mas para isso é preciso que exista vontade e disciplina para mudar alguns comportamentos, principalmente mentais tais como: 

  • Autoconfiança
  • Motivação para encontrar um sentido mais amplo nos aspectos relacionados à vida diária
  • Criar um espírito colaborativo promovendo a melhoria do seu entorno
  • Aprender a refletir sobre suas vivencias positivas e negativas
  • Buscar aumentar o nível de felicidade e satisfação.


A criação de elos amorosos também é essencial para lidar com as dificuldades, assim desenvolvendo ainda mais comportamentos resilientes.

Existe ainda alguns fatores que podem te fortalecer para que assim possa encontrar recursos internos para superação de dificuldades, confira: 

  • Desenvolvimento de novos interesses e objetivos
  • Apreciação e valorização de coisas simples da vida
  • Resgate da espiritualidade
  • Viver o momento presente.


No ambiente corporativo a resiliência é uma característica indispensável para o bom andamento das atividades, proatividade, integração entre as pessoas e até mesmo seu destaque profissional. Muito mais que representar uma situação de acomodação, frente aos fatos desagradáveis que por ventura acontecerem, devemos compreender que os conflitos em geral, também carregam a semente de uma nova etapa e superação. 

Se você mantiver essa visão otimista e focada em novas perspectivas, fica ainda mais fácil abrir mão de uma postura resistente diante dos problemas da vida, deixando de “dar murro em ponta de faca” e partindo para ação de uma maneira mais otimista e centrada. Saiba que pessoas resilientes, são aquelas que irradiam sua luz interior, para iluminar o caminho de si mesmas e dos que estão a sua volta. 

Lembre-se: Do passado se aproveita tudo, mas somente como boas lembranças e como experiências que lhes estimulam a seguir em frente. São pessoas que não lamentam quando uma porta se fecha, pois acreditam que logo outra se abrirá. Portanto, mantenha-se otimista, confiante e acima de tudo persistente, você só tem a ganhar.

Momento do ADM, Lane Lucena - 10 fevereiro 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!