quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

4 dicas para alcançar suas metas

Se você quiser deixar um legado, precisa ter um planejamento estruturado sobre sua vida, e isso significa saber onde quer chegar e o que deve fazer tanto para alcançar o alvo e manter bons resultados. 



Muitas pessoas, deixam seus sonhos de lado pelo fato de não se permitirem olhar para o futuro com otimismo, deixando assim que pensamentos de autosabotagem sejam maiores que palavras positivas, paralisando imediatamente a ação.

Sair da tal chamada "Zona de Conforto" não é fácil justamente porque implica na escolha de fazer mudanças de percursos. Toda transformação requer em maior ou menor grau algum tipo de mudança e isso, pode preocupar e até mesmo assustar tanto que acaba sendo mais favorável e seguro ficar onde se está, vivendo a vida de um jeito morno e sem grandes entusiasmos. Para impedir isso e seguir adiante em busca de mais realização, é preciso ter em mente seu objetivo de modo que seja claro e faça sentido para você.

De nada adianta estabelecer uma meta se ela não faz seu olho brilhar ou mesmo ter vontade de agir. Porque tão ruim quanto a autosabotagem é o autoengano. E nisso cabe bem a frase de Augusto Cury: “Sonhe, mas una seus sonhos com disciplina pois, sonho sem disciplina produzem pessoas frustradas”. 

Para te ajudar nessa jornada, deixo a você algumas dicas para alcançar suas metas. São coisas que você provavelmente já deve saber, no entanto acredito que vale a pena reforçar pois, só chegamos à excelência quando ouvimos e fazemos coisas repetidas vezes.  

Escreva suas metas no papel

Estudos da neurociência apontam que é muito importante escrever e guardar aquilo que se escreveu. Isto porque seu cérebro entende que você já começou a agir. Logo, ao escrever sua meta, as chances de você realiza-la aumenta em até 30% .

No mundo dos negócios, tudo tem de ser por escrito: contratos, empréstimos, acordos, declarações, depoimentos e muitas outras coisas. Tudo o que é importante deve ser registrado, escrito, documentado. Mas, e a vida não é algo importante? Se perguntarmos às pessoas o que elas farão, serão ou terão daqui há um, dois, cinco ou dez anos, a maioria vai dizer: "Ainda não parei para pensar sobre isso". Interessante - não teve tempo para pensar na coisa mais importante que é sua vida! Então, para estar motivado, escreva suas metas para os próximos meses e para os próximos anos. Acredite. Coloque isso em prática e veja os resultados!  

É preciso estar comprometido 

Estar comprometido é mais do que estar envolvido. Comprometimento é envolvimento total. Não se esqueça disso, seu empenho é o que irá garantir os resultados tão esperados. Viva os seus sonhos dia e noite. 

Uma meta deve ser bem específica 

De nada adianta ter uma meta se ela não for clara e específica. Na vida de uma maneira geral, precisamos ter objetivos bem definidos. O que na realidade você quer: estudar, trabalhar, se mudar, trocar de casa ou carro, ser promovido, fazer a viagem dos sonhos? Muita gente diz: "quero ganhar dinheiro!" Sim, mas algum dinheiro você já tem no bolso. A resposta deveria ser: quero 100 mil reais! Desse modo, o cérebro é sensibilizado e registra seu pedido específico. O cérebro só entende mensagens exatas, porque assim pode possibilitar que se trabalhe intensamente, promovendo a motivação que você precisa. 

Descubra seu ponto de partida

Para chegar a algum lugar é preciso ter noção do ponto de partida pois, é nesse ponto que começa a caminhada. Na vida, não dá para regressar, só avançar. Se o acalentado sonho é ser promovido, pergunte-se: na vida profissional, o que tem feito para se qualificar profissionalmente? Esse é seu ponto de partida! Se for comprar a casa dos desejos, quanto dinheiro você tem no banco? Se for fazer uma viagem, quando isso acontecerá? Como você resolverá tal dificuldade? Assim, é preciso ter a nítida consciência do lugar em que se está e do caminho que precisa ser trilhado. Como é possível alcançar metas sem estabelecer um bom planejamento? Pode até ser possível, mas irá exigir muito mais tempo. Planejar a vida não significa controlar cada passo, porque isso seria impossível. Planejar significa saber onde estamos, onde queremos ir, e como faremos para chegar lá. Ter em mãos um planejamento não garante que decisivamente alcançaremos nosso objetivo. O que garante é o constante acompanhamento do mesmo e a capacidade para modificá-lo se for necessário. Portanto, permita-se traçar metas e objetivos flexíveis. Seguir um caminho sem ter uma estratégia é difícil; alcançar um sonho sem planejamento torna-se mais difícil ainda. O que nos aproxima dos sonhos são as metas bem traçadas e planejadas. Permita-se!       

Momento do ADM, Lane Lucena - 23 fevereiro 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!