sábado, 18 de fevereiro de 2017

Aprenda a lidar com mudanças em sua vida profissional

Aprenda como se adaptar a mudanças e viva uma vida mais feliz.



Toda mudança, inevitavelmente traz consigo algo novo seja em uma situação, um cargo ou até mesmo na troca de um comportamento. No ambiente de trabalho as mudanças podem ser ainda mais impactantes, pois na maioria dos casos, não temos como interferir para que elas não ocorram.

Quando estamos diante de uma nova possibilidade de mudança, podemos adotar vários modos de agir, desde os mais negativos como a resistência ou negação, até comportamentos positivos como a aceitação e cooperação, o que vai influenciar nesta decisão, é o quão disponível você estará para sair de sua zona de conforto.

Quanto mais estivermos acomodados com a situação existente, mais difícil será a aceitação para a mudança, pois esta implicará em sair de uma posição confortável para outra que pode parecer incerta ou incomoda. Em nossa cabeça, podemos ter a ideia de sair do seguro rumo ao desconhecido e é por isso que muitos resistem tanto à mudança. As pessoas também resistem ao novo por outros fatores, que podem ser além de medo do desconhecido e da perda da segurança, falta de autoconfiança de sua capacidade de adaptação ou até mesmo falta de vontade ou motivação pessoal para mudar.

Quando a mudança for inevitável a forma como encaramos e lidamos com a situação fazem uma grande diferença. Saiba que adotando os comportamentos certos, você poderá passar por esta fase de forma muito mais tranquila do que possa imaginar, confira as dicas:

Entenda a mudança - Nada de reações aversivas logo no primeiro momento. Procure analisar a situação de vários ângulos antes de torcer o nariz para o novo. Procure saber mais informações que poderão ajudá-la a analisar com clareza e então decidir o que fazer com base em informações concretas. 

Crie uma atitude de aceitação - Quando a mudança for inevitável, procure criar uma atitude de aceitação, algo muito diferente de conformismo, pois aceitar neste caso é procurar fazer da melhor forma possível enquanto que o conformismo é desestimulante e desmotivador para qualquer pessoa. Busque ver o lado positivo da mudança Ficar reclamando, não ajudará muito neste caso, portanto, procure identificar algo bom na nova fase, caso não consiga fazer isso, seja criativo e encontre um bom motivo para mudar.

Procure se adaptar e aja de maneira construtiva - Quando buscamos nos adaptar e agir de maneira positiva estamos nos permitindo abrir-se para novas possibilidades e novos desafios, o que aumenta também nosso nível de consciência. Não permita que a mudança tire seu foco. 

Mesmo que a mudança não te favoreça em um primeiro momento, não deixe que ela desvie o rumo de seus objetivos, se for necessário dê um tempo para que as coisas se acomodem, mas não deixe que isto paralise você e seus sonhos. Tenha paciência, não desanime e continue com o foco no que deseja, e se tiver a oportunidade, incorpore a mudança como uma aliada para a sua realização.

Encare a mudança como um desafio e oportunidade de aprendizado - Quando encaramos a mudança como um desafio, temos maior motivação para superá-la e se associarmos isto ao aprendizado, a vontade em se dedicar aumenta ainda mais, garantindo assim uma atitude positiva e transformadora frente a esta mudança. A habilidade em aceitar, adaptar-se e transformar a mudança em oportunidade é o que te possibilita ter sucesso não somente na carreira, mas também em vários aspectos de sua vida.


Momento do ADM - 18 fevereiro 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!