quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

7 passos para ser um líder extraordinário

Grandes líderes mudam de estilo para levantar a autoestima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realizar. - Sam Walton



As organizações no mundo atual, globalizado e cheio de novidades instantâneas têm dado maior ênfase para as pessoas. Os indivíduos são considerados um capital, e alguns departamentos de Recursos Humanos já têm adotado a prática de calcular ROI dos funcionários. Ou seja, quanto de retorno financeiro terá investindo naquele funcionário.

Vale ressaltar que este investimento não se trata de treinamento e desenvolvimento, e sim do próprio salário e benefícios. Se a empresa é adepta de investir em treinamento e desenvolvimento, este estudo se faz mais necessário ainda.

Com a importância de fazer o investimento no individuo que trará maior retorno para a organização, não se pode deixar de mencionar o valioso papel que os líderes têm para que o pleno desenvolvimento dos funcionários ocorra.

Mas por que o líder tem essa responsabilidade? Simples. É o líder/gestor que deve desenvolver a plena capacidade de gerar resultados satisfatórios para a empresa através dos colaboradores. Se ele não é capaz de realizar isto, ele não é um líder que merece o cargo. Cruel, né?! Mas é a verdade. Qualquer funcionário só sobrevive através dos seus resultados gerados.

7 Passos Eficazes para se tornar um Líder Extraordinário:

1º Passo: Autoconhecimento

O autoconhecimento tem se tornado uma ferramenta muito poderosa quando o assunto é alta performance. Não é possível liderar pessoas e alcançar grandes resultados sem obter autoconhecimento. Se você não for capaz de liderar a si mesmo, como será capaz de extrair o máximo potencial dos outros? Comece por você, é de dentro pra fora.

Como desenvolver o autoconhecimento? Pegue uma folha de papel e escreva todas as suas habilidades e competências, as características que você admira e quais delas você detém. Escreva sua missão de vida, seus sonhos, medos e faça uma análise geral chegando a uma conclusão do que é preciso melhorar e o que é preciso manter, e claro, o que você precisa extinguir.

2º Passo: Enxergue o melhor nas pessoas

Líderes Extraordinários avaliam as pessoas além dos rótulos, além do que o diploma universitário ou o currículo diz. Já percebeu que a Geração Y/Z tem sofrido forte ataque por vários gestores e empresas?

Isso tem muito a ver com a forma que eles têm enxergado essa geração. Enquanto derem ouvidos aos críticos dessa garotada e colocar rótulos, não verão que eles próprios estão equivocados em relação a geração.

Como mudar esta perspectiva? Aprenda com as startups.

Hã, como assim? Observe a gestão de empresas como Hotmart, Google, Rock Content, entre outras. Procure por empresas com maior número de jovens da geração Y e Z.

A gestão é voltada para pessoas, com uma visão mais aberta para interação e certa liberdade para que eles possam se sentir parte do projeto. Há confiança no talento e dão credibilidade para estes jovens.

Não é só dinheiro que faz as pessoas felizes no trabalho. Esta geração se sente motivada com reconhecimento, metas, desafios e tudo aquilo que os ajude a performar. Respeite-os e terá a lealdade para sempre.

Pense a respeito.

3º Passo: Defina metas junto com a equipe

O líder é responsável por gerar resultados para a organização, porém, ele não faz isso sozinho. É preciso ter uma liderança que emita confiança, segurança e que estimule seus liderados a cumprirem as metas estipuladas.

A equipe que participa na definição das metas juntamente com o gestor, a aceita melhor e busca alcançá-la com maestria. Trabalhe em conjunto. Desenvolva uma gestão participativa.

A melhor forma de integrar a equipe nos projetos e realizar o alcance das metas é dando valor para cada integrante e mostrando o quão importante ele é para que dê tudo certo. Certos benefícios também são interessantes, mas isto cabe ao setor de Recursos Humanos para decidir.

Convide o setor de RH para atuar juntamente no alcance das metas, o trabalho dos setores em conjunto é uma visão estratégica, e pode gerar resultados muito interessantes.

4º Passo: Foco em Resultados

Os resultados só serão alcançados se a equipe estiver de acordo com as metas estipuladas.

Um exemplo clássico: Um time de futebol está indo bem, ganhando partidas, e do nada o seu rendimento cai. Começa a seqüência de derrotas, jogos sem vontade e os resultados vão de mal a pior.

O treinador chega e dá uma bronca. Não sabemos ao certo o que ele fala aos seus liderados, mas conseguimos saber se surtil efeito quando entram em campo nos próximos jogos. Os resultados continuam ruins, até que a diretoria demite o treinador, expondo que ele é o culpado pelos resultados ruins (mesmo que não digam isso).  Justo ou injusto?

Vamos refletir sobre uma coisa: Quando um líder é contratado espera-se que ele tenha tudo sob controle, espera-se que ele tire o Maximo potencial das pessoas. Se não alcança o resultado positivo, ele não tem serventia para aquele projeto.

5° Passo: Delegue

Como já falado anteriormente, uma gestão centralizada não é interessante. A liderança centralizada tira o valor dos funcionários, e diz que os mesmos não têm capacidade de tomar decisões importantes e os deixam totalmente amarrados e dependentes do gestor.

Impossível alguém desenvolver seu máximo potencial estando “amarrado” a alguém. A dependência é cruel. Ela limita qualquer pessoa.

Delegar é difícil, mas para facilitar temos algumas dicas:

Crie métodos que deixe às tarefas padronizadas, assim, a eficiência e eficácia poderão ser mantidas. Seja autentico e valorize as pessoas por cada bom resultado gerado, por menor que seja. Seja confiante em sua liderança e mostre as pessoas que elas podem liderar a si mesmas.

6° Passo: Personalidade autêntica

Pessoas sem personalidade são fáceis de encontrar. São aquelas que puxam saco e que até mesmo prejudicam os outros para obter algo nunca se dão bem. O caráter é falho, tem uma personalidade que não transmite confiança e afasta as pessoas.

Já experimentou ser diferente? Algumas pessoas riem de você, pensam que você é o errado, mal sabem que elas sendo iguais é que estão na contramão. É uma pena ver tantas pessoas talentosas querendo viver algo que não condiz com seus valores e perspectivas. Elas só se afundam, cada vez mais.

Vale dizer que desenvolver personalidade é bem difícil. Requer de fato vontade e interesse para ser quem você deseja.

Se você é um empreendedor sabe bem o que estou dizendo. Por um tempo você até se sente solitário, por pensar diferente de muitas pessoas você acaba se perguntando se realmente está certo. Mas, quando se tem autenticidade, você encontra a resposta: “Sim, eu quero muito isso. Estou no caminho certo”.

Dedique mais tempo para se autoconhecer, para praticar coisas que você gosta, para conhecer e definir seus medos, sonhos e metas. Mais uma vez, utilize papel e caneta.

E para finalizar, o último passo deste post...

7° Passo: Relação Interpessoal

Não temos especializações voltadas para se aprender relação interpessoal. Isso é uma pena. Muita gente tem dificuldade em se relacionar com as pessoas e isto as deixa com baixa auto-estima e perdem o interesse em se relacionar por medo, de como as pessoas irão reagir a elas. Elas próprias se desvalorizam.

Um líder extraordinário não se pode dar ao luxo de ter essa falha em seu comportamento. Asseguro a você que seus relacionamentos interpessoais podem dizer o quanto você será bem sucedido. Acredite.

Pesquisas mostram que somos a média das 10 pessoas que passamos maior parte do tempo ou aquelas que somos mais próximos. Duvida?

Ex:. A maioria das pessoas que você mais tem contato são estudantes de alguma graduação, gostam de ler livros, viajar, tem um salário de até 5mil reais e freqüenta barzinhos em happy hour.

Provavelmente, você ganha acima de 2mil reais, também estuda ou já se formou na graduação, gosta de ler (mesmo que esporadicamente), viaja e também acompanha seus amigos nos happy hours.

Que tal dar mais importância para essa área da sua vida? Cultive bons relacionamentos e esteja aberto aos aprendizados que poderão lhe proporcionar. Você ganhará maior prática ao liderar a si próprio e os outros.

Bônus: 

Para você apreciar exemplos de liderança e estudar um pouco mais sobre o assunto, deixo abaixo algumas dicas de conteúdo:

Livros:

  1. O Monge e o Executivo – Uma História Sobre a Essência da Liderança;
  2. Hackeando Tudo – 90 Hábitos para Mudar o Rumo de uma Geração
  3. Pai rico Pai pobre – O que os Ricos Ensinam os seus Filhos sobre Dinheiro.


Series:

  1. Suits;
  2. White Collar;
  3. House of cards;
  4. How to get away with a murderer;
  5. O Aprendiz;
  6. Shark Tank;
  7. O Sócio;
  8. O Negócio.


Filmes:

  1. Walt antes do Mickey;
  2. O Lobo de Wall Street;
  3. A Procura da Felicidade;
  4. Desafiando Gigantes;
  5. Mandela – Luta pela Liberdade
  6. Coach Carter – Treino para a Vida


Bom, por enquanto é isso. Se você conhece uma pessoa que precisa ler isso, compartilhe com ela. Seja um Líder Extraordinário.

Momento do ADM, Felipe Douglas - 01 fevereiro 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!