sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Como você viveria ao saber que está morrendo?

O guitarrista Wilko Johnson descobriu que tem um câncer avançado, mas resolveu que isso não lhe impediria de aproveitar seus últimos momentos




O que você faria se soubesse que está doente? E se essa doença fosse um câncer terminal? Provavelmente você pensaria nas opções de tratamento, conversaria com a família e pessoas de confiança e seguiria as recomendações do seu médico. Começaria um tratamento difícil e passaria a frequentar regularmente um hospital. Certo?

Wilko Johnson decidiu fazer exatamente o contrário. Nascido em Essex, Inglaterra, o músico é guitarrista e fundador de uma das bandas de rock mais relevantes dos anos 70, Dr. Feelgood. O grupo enérgico e de som "sujo" era idolatrado por milhares de jovens britânicos, e Johnson, seu modelo de guitarrista.

Aos 66 anos, ele foi diagnosticado com um câncer no pâncreas e, segundo o seu médico, o tumor tem o tamanho de uma pequena bola de futebol. Estabeleceram seu tempo de vida restante como 10 meses. Pra prolongar esse período, o tratamento consistia em quimioterapia e repouso. Ao tomar conhecimento disso, Wilko fez o inesperado: reuniu sua banda e saiu em turnê.

Tocando os hits e músicas mais emblemáticas da Dr. Feelgood para fãs entusiasmados, Johnson e seus companheiros de banda fazem shows de mais de duas horas de duração.“Cada minuto tem sido como um bônus para mim. Eu posso ficar doente e parar a qualquer momento. Mas estou tentando me divertir antes que isso aconteça”, diz o guitarrista.

Além da turnê, o fundador da Dr. Feelgood fez um papel importante numa das séries atuais de maior sucesso da HBO, Game of Thrones. Como Ilyn Payne, atuou nas duas primeiras temporadas da série baseada na obra de George R.R. Martin. Em vez de parar sua vida, ele resolveu vivê-la intensamente.

“Com a quimio, eu poderia ter um ano a mais. Mas eu não quero ter um ano a mais a qualquer preço”, conta. Johnson perdeu sua esposa, sua namorada desde a adolescência, há oito anos, para a mesma doença que enfrenta hoje, o câncer. A experiência lhe ensinou sobre a efemeridade da vida, e isso lhe libertou de obrigações e coisas que não são prioridade. “Não tenho mais ambição ou esperanças”, afirma. “E isso é libertador”, diz.

Hoje, com a turnê terminada, Wilko Johnson continua vivendo normalmente. Costuma ir a bares e observar as pessoas ao seu redor: “Eu olho para as pessoas andando para cima e para baixo nas ruas e não consigo deixar de pensar: vocês não sabem. Vocês não sabem o que é estar vivo”., afirma. O fato de estar frente a frente com a morte deu-lhe a convicção de que conhece a vida mais do que nunca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!