terça-feira, 26 de novembro de 2013

Assembleia decide proibir empresas juniores em Centro da UFSC

Decisão será analisada pelo Conselho de Unidade do Centro, que pode referendá-la ou não




A existência de empresas juniores relacionadas aos cursos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC) pode ser proibida no próximo dia 26. Na data, o Conselho de Unidade do Centro vai analisar o resultado de uma assembleia de estudantes, professores e funcionários que decidiu vetar as organizações, alegando que elas “não são coerentes pedagogicamente com o papel da universidade pública”.

De acordo com informações veiculadas no site do CFH, “a assembleia foi o desfecho de um processo de várias semanas de debates chamados pelo Conselho de Unidade e por diversos setores”.

Os dois lados dessa disputa têm se organizado em busca de apoios, pela internet e na própria UFSC. Os contrários às empresas juniores afirmam que as organizações promovem o “empresariamento” da universidade, “submetendo o serviço público (o ensino público, no caso) à lógica do capital privado”.

Já os defensores das EJs alegam que a proposta de proibição fere a liberdade de iniciativa dos estudantes. Eles defendem o modelo e afirmam que a experiência nas organizações auxilia no aprendizado, promove o empreendedorismo e fomenta a cultura da responsabilidade social.

Na assembleia realizada no dia 13 deste mês, segundo o CFH, 553 pessoas votaram e o não às empresas juniores venceu por 329 votos a 160.

A reportagem do Administradores.com entrou em contato com a direção do CFH e os dois movimentos (pró e contra EJs), mas ainda não obteve retorno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!