segunda-feira, 26 de agosto de 2013

NEGOCIAÇÃO E LINGUAGEM




O cuidado com a linguagem, tanto verbal como gestual, numa negociação pode definir os resultados por quem está envolvido no processo de negociar, muitas vezes, interesses divergentes.

Para negociação, como um processo de troca no qual as partes pretendem chegar a um consenso, utilizar a palavra oral ou escrita adequadamente, os gestos, a capacidade de ouvir o outro, fazer interferências necessárias, mostrar interesse naquilo que o outro diz, consiste um recurso de fundamental importância para se chegar aos resultados esperados por ambas as partes.

Um bom negociador deve pôr em prática a sua capacidade analítica: tanto pensar sobre o ambiente no qual está inserido, e mais ainda, sobre as pessoas com as quais deseja estabelecer relações.

Considerar as subjetividades individuais expressas, muitas vezes, pela palavra ou por gestos é uma poderosa ferramenta numa negociação. A auto apresentação do negociador é também fundamental, pois o modo como ele fala o tom de voz, a roupa que usa, como utiliza as palavras, tudo, estará sendo percebido pelo outro lado que emitirá um juízo de valor.

Estar atento aos sinais emitidos pelo outro, num processo de relações intra pessoal, como as negociações, é de fundamental importância para se alcançar o que se deseja; a prática e a capacidade de análise fornecerão ao negociante valorosos instrumentos, cabe a ele aprender empregá-lo da melhor forma possível, sempre os sincronizando com o ambiente no qual se encontram. 

Fonte: Negociação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!