sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Negociação e Comunicação Escrita






Para fazer negócios formais é necessário o conhecimento de algumas regras e normas da produção comunicativa escrita. Do mesmo modo que a oratória é fundamental para fazer bons negócios, saber as normas de elaboração de cartas comerciais, de relatórios e mandar e-mails formais, enfim, conhecer regras de etiqueta da escrita é importante para passar credibilidade e respeito a quem se deseja negociar e, também, para ampliar a sua rede de negócios, pois para estabelecer contatos com pessoas de origem e cultura totalmente diferentes a escrita é uma ferramenta essencial.

Assim como a aparência, os gestos e a imagem, desenvolver a escrita como uma competência pessoal pode ser bastante eficaz na hora de fazer bons negócios. O texto técnico precisa ser bastante claro, objetivo, exato, sem caráter emocional: deve cumprir a sua função básica que é transmitir informações de forma clara e direta. Nos e-mails, deve-se ter o cuidado na hora de identificar o assunto, pois, muitas vezes, quando não colocamos o assunto em questão o e-mail não vai para a caixa de entrada, o que pode representar uma perda de oportunidade na hora de fechar um negócio.

A carta comercial também deve seguir um padrão, como respeito às suas margens, ao lugar correto de colocar o cabeçalho, e assinar sempre. O relatório é uma forma essencial de comunicação nos negócios. O formato do relatório depende de alguns fatores, como objetivos, nível de detalhamento e nível de formalidade necessário. A estrutura é um elemento essencial de um relatório profissional que deve apresentar um sumário, títulos, itens ou tópicos, tabelas e gráficos para separar e organizar a informação da forma mais concisa possível. Isto tornará o relatório mais efetivo e atraente para o leitor.

Esperamos que vocês aproveitem nossas dicas na hora de formalizar seus negócios por escrito!

Fonte: Negociação

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