quinta-feira, 18 de julho de 2013

Oportunidades e desafios





Oportunidades e desafios para um mundo novo se relacionam, também, com a capacidade de negociar entre as diversas nações. Estreitar laços, promover experiências, dialogar, ceder.

Os negócios internacionais encontram obstáculos sempre bastante complexos como a cultura local, resistências históricas, animosidade entre os países. O bom negociante deve ter a capacidade de analisar o contexto no qual está inserido e contornar quaisquer barreiras tanto políticas, culturas, históricas,econômicas que possam existir.


Constantemente, as grandes empresas precisam fazer adaptações em seus serviços em razão das diferenças culturais. Foi o que ocorreu com a Mc Donald’s ao estabelecer parcerias com a Hardcastle Restaurantes Private Limited, com a Connaught Plaza Restaurantes e, por fim com a Private Limited para entrar no mercado indiano: a empresa adaptou a receita de seu sanduíche mais famoso, o Big Mac, que no lugar da trazer a tradicional carne bovina ou de porco passou a ser recheado com carne de frango, maionese sem ovos e modelos totalmente vegetarianos.



A empresa, através de um intenso processo de negociação, assumiu o compromisso de não servir seus itens tradicionais em respeito à diversidade cultural, respeitando o comportamento do consumidor local e se adaptando às novas perspectivas que o mercado indiano oferece.

Matéria de Negociação

Reportagem de Paloma Angelim, Momento do Administrador, 18 de Julho 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!