quarta-feira, 31 de julho de 2013

Chegando ao cargo da gerência





Quando éramos crianças nossos pais diziam o que fazer e nos repreendiam se não o fizéssemos. Quando fomos à escola nossos professores nos diziam o que fazer e nos castigavam se não fizéssemos. Quando entramos para o exército, os sargentos nos diziam o que fazer e éramos obrigados a obedecer. Quando em nosso primeiro emprego, os chefes também nos diziam o que fazer. Quando chegamos a um cargo de chefia o que faremos? Falamos as pessoas o que fazer, por que era isso que nossos modelos tinham feito conosco. Fomos criados com as pessoas nos dizendo o que fazer.

Tradicionalmente o gerente detém o cheque de pagamento, a chave para a promoção e também o facão. Isso é bom, desde que você acredite que a única maneira de motivar seja por meio da cenoura e do bastão.

A tentação de dizer ou mandar é que além de ser rápido e fácil, dá ao que manda a sensação de estar no controle. A pessoa que só manda perturba e desmotiva sua equipe, mas não ousa dar um retorno, que não seria ouvido de qualquer maneira. O resultado é que as pessoas são servis em sua presença, mas pelas costas se comportam com ressentimento e com fraco desemprenho. Com frequência muitos gerentes se encontram apagando incêndios e lutando para que o trabalho seja feito.


Para Whitmore (2012, pag. 32) “O gerente pode ser tudo, mas não está no comando- ele está enganando a si mesmo.”

Em relação a isso, temos que parar e pensar: O que devo fazer? Que caminho devo seguir? O que fazer para melhorar a minha equipe?

Dar ordens você precisa, respeitando e sendo respeitado, servindo de exemplo para a própria equipe, não esqueça que é no ambiente de trabalho que irá passar a maior parte do seu tempo e mantendo boas relações, com certeza o desempenho será melhor.

Incentive seus funcionários da melhor maneira possível, para que eles motivem-se, e faça seu trabalho de acordo com o que você recomendou.

Dessa maneira você em seu cargo de gerencia estará ganhando a confiança, o respeito e um bom resultado de sua equipe, sem que eles passem a você impressão de que tudo está bem sem estar.

Reportagem de Jéssica Lia, Momento do Administrador, 31 de Julho 2013.

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