quinta-feira, 27 de junho de 2013

Quando não se sabe o custo exato do seu serviço, não se consegue calcular o preço certo do seu trabalho.

Gestão de Negócios - O que são Custos?




Quando não se sabe o custo exato do seu serviço, não se consegue calcular o preço certo do seu trabalho.

Custo é diferente de despesa ou pagamento. Custo é o quanto você vai ter que gastar para vender o seu serviço ou produto. Para entender o custo em uma oficina de reparação de veículos é preciso saber quais são as “matérias primas” do trabalho. Tomando como exemplo uma empresa de troca de óleo, tudo que tiver que ser comprado de terceiros para que o serviço seja executado compõe o custo do serviço.
O salário do mecânico, o lubrificante, parte dos gastos na aquisição de ferramentas, elevador, água, energia elétrica, e outros itens, devem ser considerados para apurar o custo. Em síntese, o “custo” do serviço é tudo que integra a estrutura da empresa:

  •      Produtos: tudo que você vai comprar para ser vendido ou utiliza-do nos serviços;
  •          Mão-de-obra direta:  o Pró-Labore e salários dos funcionários;
  •          Mão-de-obra indireta: honorários do contador, por exemplo;
  •     Despesas fixas: tudo que terá que ser pago independente de quantos clientes atender, como por exemplo, aluguel do imóvel;
  •    Despesas variáveis: são pagamentos que aumentam ou diminuem em função das vendas, como compra de peças;
  •        Despesas financeiras: é o custo do dinheiro que você irá girar na oficina, como juros pagos ou tarifas bancárias;
  •    Despesas tributárias: neste item entram todos os impostos federais, estaduais e municipais (veja quadro sobre o SIMPLES ao lado);
  •         Despesas de vendas: comissões sobre vendas, publicidade, etc.


Somente com o agrupamento dessas despesas é possível verificar o custo real e compor o custo final do serviço e a política de preço de sua oficina, com a margem de lucro e o markup desejado, como vimos na matéria do dia anterior. Uma vez de posse de todos estes custos, aplica-se a margem para determinar o preço de venda. Quanto melhor você conseguir controlar os seus custos, e o mais importante, reduzi-los de forma inteligente, sua empresa estará mais competitiva e sólida financeiramente com os produtos  e Peças Genuínas.

Reportagem de Rodrigo Lobo, Momento do Administrador, 27 de Junho 2013.

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