Gestão de Negócios - O que são Custos?
Quando não se sabe o
custo exato do seu serviço, não se consegue calcular o preço certo do seu
trabalho.
Custo é diferente de despesa ou pagamento. Custo é o quanto
você vai ter que gastar para vender o seu serviço ou produto. Para entender o
custo em uma oficina de reparação de veículos é preciso saber quais são as
“matérias primas” do trabalho. Tomando como exemplo uma empresa de troca de
óleo, tudo que tiver que ser comprado de terceiros para que o serviço seja
executado compõe o custo do serviço.
O salário do mecânico, o lubrificante, parte dos gastos na
aquisição de ferramentas, elevador, água, energia elétrica, e outros itens,
devem ser considerados para apurar o custo. Em síntese, o “custo” do serviço é
tudo que integra a estrutura da empresa:
- Produtos: tudo que você vai comprar para ser vendido ou utiliza-do nos serviços;
- Mão-de-obra direta: o Pró-Labore e salários dos funcionários;
- Mão-de-obra indireta: honorários do contador, por exemplo;
- Despesas fixas: tudo que terá que ser pago independente de quantos clientes atender, como por exemplo, aluguel do imóvel;
- Despesas variáveis: são pagamentos que aumentam ou diminuem em função das vendas, como compra de peças;
- Despesas financeiras: é o custo do dinheiro que você irá girar na oficina, como juros pagos ou tarifas bancárias;
- Despesas tributárias: neste item entram todos os impostos federais, estaduais e municipais (veja quadro sobre o SIMPLES ao lado);
- Despesas de vendas: comissões sobre vendas, publicidade, etc.
Somente com o agrupamento dessas despesas é possível
verificar o custo real e compor o custo final do serviço e a política de preço
de sua oficina, com a margem de lucro e o markup desejado, como vimos na
matéria do dia anterior. Uma vez de posse de todos estes custos, aplica-se a
margem para determinar o preço de venda. Quanto melhor você conseguir controlar
os seus custos, e o mais importante, reduzi-los de forma inteligente, sua
empresa estará mais competitiva e sólida financeiramente com os produtos e Peças Genuínas.
Reportagem de Rodrigo Lobo, Momento do Administrador, 27 de Junho 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!