terça-feira, 25 de junho de 2013

O preço Real é aquele que o cliente está disposto a pagar?

Gestão de negócios - Formação de preço




O preço Real é aquele que o cliente está disposto a pagar?

Existem diversas fórmulas para calcular o preço de venda de um produto ou serviço, mas no final das contas, todos levam a mesma conclusão: o preço real é aquele que o cliente está disposto a pagar.
O método de formação de preços mais tradicional consiste em calcular o custo total unitário do produto ou serviço e acrescentar um percentual de lucro ou markup. O percentual de markup deve ser calculado de forma a gerar a taxa de retorno desejada sobre o investimento próprio da empresa. Este método é chamado de “Cost Plus”. Porém, sobre o preço de venda incidem encargos (impostos, comissões, etc.), e isto precisa ser levado em conta no processo de cálculo do preço.
O modelo básico de formação de preço com base no markup sobre o custo considera os seguintes elementos:

Preço de Venda = Custo total unitário + % de encargos sobre vendas + percentual de markup

Um outro modelo é chamado de “Market Base Price”, adotado nos segmentos onde há uma grande quantidade de competidores e ofertas. Neste caso, o preço de venda é determinado pelo mercado, e o lucro resultante na operação é limitado pela diferença entre o preço de venda e o custo total unitário do produto ou serviço.
Independentemente do método adotado, o importante é conhecer a margem de contribuição obtida na venda.
No próximo capítulo amanhã no mesmo horário explicaremos a diferença entre Margem e Markup e no que isso pode ajudar a sua empresa em prosperar seus negócios.

Reportagem de Rodrigo Lobo, Momento do Administrador, 25 de Junho 2013.

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