quinta-feira, 27 de junho de 2013

Motivação – A importância do significado e do reconhecimento





O que nos faz sentir bem com o nosso trabalho?
               
           
     As pessoas se preocupam somente com dinheiro? É por isso que profissionais trabalham horas e horas muitas vezes fora dos seus horários? Seria somente por dinheiro? Para Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental na Universidade de Duke, e fundador do The Center for Advanced Hindsight, não . Segundo sua pesquisa muitas pessoas que praticam o montanhismo passam por incalculáveis dificuldades durante a trajetória, dificuldade para caminhar, queimaduras de gelo, dificuldade para respirar e mesmo assim, quando chegam ao topo, descem e depois de se recuperarem começam tudo novamente. Qual a motivação que os leva a seguir tão árduo caminho? Segundo ele o simples desafio, ou a sensação de estar “no topo” de atingir um fim é inspiração mais do que suficiente para tal esforço.
                Há alguns anos, um aluno de Dan estava trabalhando em um grande banco e trabalhara em uma apresentação de Power Point para uma fusão e aquisição há duas semanas, gráficos, tabelas, informações... Trabalhou todos os dias até tarde da noite e no dia final do prazo da apresentação, ele enviou a apresentação para seu chefe e ele lhe escreveu de volta respondendo “Boa apresentação. Mas a fusão está cancelada.” Enquanto ele estava trabalhando horas e horas aperfeiçoando sua apresentação ele estava feliz, mas após saber que ninguém assistiria ele ficou se deprimiu. A partir deste fato Dan criou uma experiência com folhas de papel com uma espécie de caça palavras onde a pessoa deveria circular as letras repetidas que estivessem próximas umas das outras, a pessoa após completar a tarefa receberia 3 dólares por folha, valor que ia diminuindo conforme o numero de folhas, e separou em 3 grupos, no primeiro a pessoa colocava o nome na folha e o pesquisador examinava a folha e dizia ”ok’’ colocando a folha junto com as outras, no segundo o participante não colocava o nome na folha e o pesquisador nem olhava o resultado apenas colocava na mesa com os outros papeis, e o terceiro grupo além da pessoa não escrever o nome na folha o pesquisador nem olhava o resultado, só colocava a folha direto no triturador de papel. Qual o resultado? As pessoas que tinham o nome na folha e escutava o “ok’’ do pesquisador aceitavam trabalhar por metade do valor das outras dos outros 2 grupos. O que vemos aqui é o quanto um simples “ok’’ pode impactar  na produtividade de uma pessoa, e o quanto o fato de um trabalho “não ter sentido”  pode desmotivar alguém.

                A construção a motivação no período pré industrial talvez estivesse ligada diretamente ligada ao pagamento, mas nos dias de hoje na Economia do Conhecimento se somarmos ao pagamento valores como o significado, a criação, desafios, propriedade, identidade orgulho etc.  Dan termina dizendo “Talvez possamos criar nosso próprio significado de motivação e se fizermos isso nos nossos locais de trabalho teríamos pessoas que seriam tanto mais produtivas quanto mais felizes”.

Reportagem de Christian Bittencort, Momento do Administrador, 27 de Junho 2013.

Um comentário:

  1. Belo texto e ótima inspiração Dan Ariely consegue enxergar que hoje em dia a satisfação do empregado e a valorização de tal é tão significativa quanto o salário. Parabéns!

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