quinta-feira, 30 de abril de 2015

Há 30 anos, Coca-Cola errava feio no que mais sabe fazer

Desespero da empresa quase colocou tudo a perder em 1985




Há exatos 30 anos a Coca-Cola lançava no mercado norte-americano a “nova Coca-Cola”, uma jogada de marketing que se tornou, mais tarde, a pior já feita na história da empresa.

O motivo da campanha era simples. Com a chegada da Pepsi no mercado, houve uma verdadeira queda nas vendas da Coca-Cola, o que ativou o 'alarme vermelho' dos setores internos da empresa.

Com a decisão, a organização abandonou a fórmula do produto, mantida por nada menos que 99 anos seguidos, e lançou a “New Coke”. Mas a insatisfação dos consumidores foi tão grande que a campanha só durou pífios 79 dias. A "New Coke" foi substituída gradativamente pela "Coca-Cola Classic", e o caso serviu como uma das maiores lições mercadológicas da gigante do setor de bebidas, sendo considerado por muitos como "o maior fracasso global de marketing do século 20".

Mas por que a Coca-Cola agiu desse modo?

A empresa esclareceu em seu blog corporativo que não mudou a fórmula de um dos produtos mais reconhecidos do mundo sem nenhuma base. Segundo ela, a nova fórmula foi, sim, testada e aprovada por 200 mil consumidores, que declararam gostar mais da "New Coke" do que da fórmula tradicional.

Segundo o Estadão, a própria companhia admitiu que a ação falhou ao não levar em consideração um fator essencial: os laços afetivos entre os consumidores e a marca.

Com o erro, a empresa pode então entender que a relação cliente X marca não é só de consumo, mas também emocional, promovendo assim ações mais adequadas ao seu público-alvo e evitando deslizes como o cometido em 1985.

E você, administrador, o que achou da ação da gigante americana? Nesse caso, o que você faria de diferente? Comente.



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