quinta-feira, 9 de abril de 2015

A empresa como instituição positiva

O que é preciso para transformar empresas em instituições que desenvolvem o capital intelectual de seu público interno?




Uma empresa se transforma em uma instituição positiva quando o seu ambiente de trabalho contribui para que os colaboradores floresçam (florescer em Psicologia Positiva é o mesmo que atingir o melhor funcionamento humano) e elevem os seus níveis de realização e criatividade. Os benefícios dessa mudança geram resultados de alto impacto, e se fazem perceber sob a forma de melhorias em diversos aspectos cruciais para o sucesso dos negócios.

Segundo a vice-presidente e fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, Flora Victoria, o “clima organizacional, a redução do turnover e do estresse corporativo, a elevação da produtividade, e o aumento da satisfação dos colaboradores são alguns dos fatores mais importantes para que uma empresa se torne positiva em sua atuação”. Mas não são só estes.

Um dos principais indicadores de que a empresa se tornou ou está se tornando uma instituição positiva é o capital psicológico positivo que ela acumulou. Segundo o PsyCap (sigla em inglês para positive psychological capital) o capital intelectual positivo é composto por quatro capacidades psicológicas consideras cruciais como vantagens competitivas para as organizações: autoeficácia, esperança, otimismo e resiliência.

O conceito de PsyCap foi introduzido em 2007, após mais de 10 anos de estudos realizados pelos pesquisadores Bruce J. Avolio e Fred Luthans.

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