sexta-feira, 17 de abril de 2015

Empresa como aceleradora de conhecimento

Ambiente corporativo é o cenário ideal para as pessoas aprenderem sobre suas qualidades internas




Os psicólogos Martin Seligman e Christopher Peterson publicaram um estudo científico em 2004 ressaltando 6 virtudes e 24 forças de caráter que estão presentes em todas as culturas humanas, difundidas em diferentes ciclos históricos da sociedade.

Por exemplo: coragem, justiça e moderação estão entre essas virtudes. Criatividade, cidadania e liderança são modelos de força de caráter. Citando apenas três exemplos dos objetos de estudo, observamos as oportunidades que as pesquisas científicas oferecem para as empresas.

O estudo é um ótimo guia para a gestão de pessoas dentro do mundo corporativo. E o motivo é bastante simples: o ambiente de trabalho é o espaço da vida moderna que concentra as atividades mais desafiadoras durante a rotina da maioria das pessoas.

Este trabalho dos psicólogos americanos já foi aplicado em mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo, através de avaliações mediadas, sobretudo, por consultorias de Recursos Humanos, seja em entrevistas de empresa ou em projetos de desenvolvimento de colaboradores.

O sucesso desse método está na avaliação de pequenas atitudes que todos nós adotamos no dia a dia, obviamente relacionadas a situações que exigem ética, generosidade, razão, comprometimento, confidência, perdão etc. Em suma, como agimos em momentos em que a nossa essência define a resolução de um problema.

É preciso destacar que o ambiente corporativo é o cenário ideal para as pessoas aprenderem sobre suas qualidades internas. Diversos estudos comprovam isto, entre eles, o mais famoso é o do estado emocional de Flow, de autoria do psicólogo húngaro, Mihaly Csikszentmihalyi.

Basicamente, o Flow é a sensação de foco energizado que todos nós sentimos quando estamos executando uma tarefa que nos traz realização. Vale lembrar que um dos vídeos mais acessados do canal de debates TED, aborda esta temática, e vale a sua consulta.

É surpreendente verificar que nós não estamos acostumados, de modo geral, a olhar as nossas características pessoais enquanto valores em potencial.

Aprenda mais sobre as forças internas que devem ser desenvolvidas para a realização pessoal e de carreiras. Clique aqui e consulte o treinamento ideal para o seu crescimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!