terça-feira, 28 de abril de 2015

4 conselhos de Tom Peters e Tamara Erickson sobre liderança para você

As recomendações foram feitas pelos gurus durante passagem pelo Brasil




Desde que o homem começou a se organizar como uma civilização, a figura do líder existe. Se no passado ele representava força, centralizava o trabalho de delegar e recebia sozinhos os louros pelo sucesso da equipe, agora falamos em líderes, no plural mesmo. Equipes empoderadas. 

Em palestras realizadas em São Paulo, no Fórum HSM de Liderança e Alta Performance, Tom Peters e Tamara Ericksons deixaram lições valiosas sobre o assunto. Nós selecionamos algumas e reunimos aqui para vocês. Confiram abaixo.

Valorize

Tom Peters, conhecido como guru da gestão, reafirmou durante sua palestra a importância do tratamento dado aos membros da equipe. Líderes precisam cuidar do ambiente de trabalho.

Embora pareça óbvio, muitos ainda falham em promover a valorização dos funcionários para que eles permaneçam motivados. “Há uma lista de livros sobre pessoas que colocaram as pessoas em primeiro lugar e ganharam dinheiro com isso”, afirmou Peters.

Precisamos pensar especialmente naqueles que fazem parte da linha de frente de um negócio, como vendedores de loja e camareiras em um hotel, por exemplo. São eles que vão criar a impressão sobre a empresa que será assimilada pelo cliente final.

Treine

Além do bom tratamento, os funcionários precisam ser bem treinados. A Disney é uma das companhias que soube reconhecer a necessidade da capacitação. Enquanto outras empresas desejam que os funcionários "cheguem prontos", a gigante americana se dedica a desenvolver pessoas e fazer com que elas assimilem a cultura. Para Peters, a capacitação deve fazer parte da verba das empresas e nunca ser colocada em segundo plano. Para chegar ao padrão Disney ou Starbucks, líderes precisam escutar as pessoas e investir em suas competências. O CEO do Starbucks, Howard Schultz, costuma visitar ao menos 25 lojas da rede por semana para ouvir opiniões e fazer com que as pessoas sintam que seu trabalho é reconhecido.

Conheça as gerações e extraia o melhor de cada uma

Tamara Erickson se dedicou a estudar as gerações no ambiente de trabalho: Baby Boom, X, Y e a que entrará no mercado daqui a pouco: a Z. Muitas empresas ainda não se adaptaram para receber os jovens que cresceram com a internet. Eles são impacientes e têm expectativas elevadas que são vistas pelos mais velhos como  irreais. Além disso, é natural da Geração Y não se acostumar bem com a imposição de horários tradicionais e querer feedbacks com uma frequência maior que outros.

A palestrante ressaltou que com a mudança no perfil dos profissionais, as empresas precisam se adaptar. Caso isso não aconteça, em vez de trabalharem juntas, as gerações vão continuar entrando em conflito.

Segundo Tamara, a primeira mudança que os líderes deveriam estudar está ligada à produtividade. A Geração Y funciona melhor quando tem a possibilidade de controlar o horário. Para eles, o líder deveria entregar uma tarefa e impor um deadline. A tarefa será entregue, mas não será realizada em um horário tradicional de trabalho.

Aprenda a melhor maneira de dar feedbacks

Sobre os feedbacks, Tamara lembra que eles são uma necessidade para a Geração Y. "O que esses pedidos de avaliação representam é um apelo dos jovens para que vocês os ensinem. Eles querem receber críticas, saber onde estão errando ou acertando", afirmou a estudiosa. O conselho da palestrante para organizar a empresa e unir funcionários de diferentes gerações é instituir a figura do mentor. Cada membro da Geração Y teria alguém da X para o ajudar na resolução de problemas, mas aí fica um alerta: deixe que eles procurem seus tutores e a relação vai fluir melhor.



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