sexta-feira, 10 de maio de 2013

Problemas que mais geraram reclamações em 2012






Segundo pesquisa realizada pelo Procon-SP, os aparelhos de telefone, com destaque para os celulares, foram os produtos que mais geraram reclamações em 2012. O balanço divulgado pela fundação na última sexta-feira (12) mostrou que esses produtos registraram 18% das reclamações, um total de 7.204 queixas no ano passado.

Os celulares receberam péssima avaliação. De acordo com a divulgação, os aparelhos de telefone “apresentam padrão de qualidade insatisfatório, com a apresentação de vícios de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores”.

A experiência do usuário piora pelo suporte inadequado no pós-venda, com os fabricantes alegando que o defeito ocorreu por mau uso. Dessa maneira, o fabricante passa a responsabilidade da falta de qualidade do produto para o consumidor.

A qualidade dos produtos foi a principal queixa dos consumidores no ano passado. Segundo o Procon-SP, as reclamações sobre a qualidade somaram 17.064, ou 42% do total.

Produtos

Microcomputador e produtos de informática ficaram na segunda posição entre os tipos de produtos mais reclamados. Esse tipo de produto totalizou 14% das reclamações (5.582) e o terceiro são os móveis, com 10% das queixas (4.192).

Depois vieram as reclamações dos produtos da linha branca – geladeira, fogão, micro-ondas, máquina de lavar (10%, ou 3.997 queixas) e aparelhos de TV (7%, ou 2.689).




Problemas

Você teve, recentemente, algum problema com entrega de produtos? Sim? Não? Saiba que o problema com entrega também foi destaque entre as reclamações. Há queixas sobre produtos que não foram entregues ou de entrega de produto diferente do que foi comprado.

No caso dos móveis, as reclamações são em relação à falta de peças. A entrega incompleta se mostra frequente, faltando puxadores, cabideiros, gavetas etc. Somado a isso ainda há queixas relacionadas aos atrasos e problemas na montagem dos móveis comprados.




Possíveis soluções à vista?

Com o aumento das compras online, muitas dessas reclamações vêm de aquisições feitas pela internet. Autoridades perceberam que a compra pela rede ainda tem atendimento muito inferior e muitas possibilidades de fraudes e uso de má fé, e assim precisa de leis e regulamentações mais claras (e severas) para melhor atender os consumidores.

Fonte: Dinheirama


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