quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Geografia do Ódio: ferramenta mede, por região, tuítes que discriminam homossexuais, negros ou deficientes


No total, foram contabilizados aproximadamente 150 mil tuites contendo termos classificados como negativos; confira o mapa completo




Um grupo de geógrafos intitulado Floating Sheep (algo como Ovelhas Flutuantes) criou uma ferramenta que mostra o "clima" de discriminação em todo o mapa dos Estados Unidos. A partir de dados gerados no Twitter, foi possível criar um mapa que mostra em quais localidades há maior incidência de comentários homofóbicos, racistas ou contra deficientes.

Em 2012, o mesmo grupo criou um mapa dos tuítes que se referiam ao presidente Barack Obama utilizando termos preconceituosos. As maiores críticas à ferramenta se referem ao que eles consideram como termos negativos ou não, já que muitos são ambíguos nesse sentido.

No total, foram contabilizados aproximadamente 150 mil tuítes contendo termos classificados como negativos - ou seja, que tinham referências homofóbicas, racistas ou manifestações contra deficientes. Os resultados mostram que os estados com problemas históricos relativos à etnofobia são os que têm maior incidência desse tipo de comentário na rede social.

Confira aqui o mapa interativo completo.

Fonte: Mashable

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!