O que temos a aprender sobre Administração com o mais
simpático e cativante dos super-heróis?
Ao ser picado por uma aranha radioativa, o jovem Peter
Parker adquire força e poderes proporcionais aos de um aracnídeo, tornando-se o
popular super-herói conhecido como Homem-aranha.
Diferente de um Super-homem, a quem praticamente tudo é
possível caso não haja uma porção de kryptonita por perto, o Homem-aranha se
vale muito mais de sua inteligência e sagacidade do que de seus poderes
aracnídeos na hora de enfrentar seus inimigos. Na verdade, entre as porções
homem e aranha, a que mais se destaca é a natureza humana do personagem. Sem a
máscara, Peter ainda se vira nos 30 para administrar suas vidas acadêmica,
profissional e pessoal. E não pense que é fácil.
Um administrador que lança teias
Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Nosso
herói aprendeu muito cedo o significado dessas palavras. Ao abrir mão de
impedir a fuga de um assaltante, algo que seria extremamente fácil para alguém
com suas habilidades, Peter jamais imaginaria que o mesmo assaltante viria a
matar o seu Tio Ben, a verdadeira figura paterna de sua vida. A culpa e o
remorso ajudaram a talhar o seu caráter, mas foi a consciência de sua
responsabilidade que transformou Peter Parker em um verdadeiro herói. "Se você
é bom em algo, fazer o bem é uma obrigação moral", diria o Tio Ben.
Quando começamos nossas carreiras em Administração, não
fazemos ideia dos poderes que iremos desenvolver. Boa parte das pessoas
considera apenas o simples exercício de sua função como o limite de sua
responsabilidade. Para o administrador, nunca é assim. Suas decisões implicam
em consequências que vão muito além de seus efeitos diretos e visíveis. Elas
repercutem no tempo e impactam, positiva ou negativamente, no bem-estar da
sociedade.
Rosabeth Moss Kanter, professora da Harvard Business School,
ilustrou bem essa premissa em um brilhante artigo publicado na Harvard Business
Review em 2010: "O simples ato de vender um café, por exemplo, já exige
muito mais conhecimento do que como preparar e servir a bebida. Onde foi
cultivado o grão? Em que condições de trabalho, com que pesticidas? O copo é de
papel reciclado? Quantas árvores foram derrubadas e quanta água foi usada para
fabricá-lo? A tampa de plástico solta toxinas? E fecha bem o suficiente para
que a bebida não derrame e queime a pessoa?"
Trocadilhos à parte, os resultados de nossas escolhas se
espalham por uma imensa teia. É a consciência do tamanho de nossa responsabilidade
que irá determinar o quão bons poderemos ser, o quão importantes as
organizações às quais estamos à frente podem se tornar. O administrador exerce
um papel determinante na construção do edifício social. Grandes poderes,
grandes responsabilidades.
Apesar de ter sido criado por Stan Lee e Steve Ditko há
exatos 50 anos, Peter Parker, o Homem-aranha, exerce identificação imediata na
juventude de qualquer tempo: ele é o nerd tímido e desajeitado que sofre
bullying no colégio, pena para conquistar a primeira namorada, adquire
auto-confiança ao descobrir seus poderes e decide fazer a diferença no mundo a
partir da noção exata de suas responsabilidades. Um exemplo a ser seguido por
todo e qualquer administrador.
Fonte: Administradores
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