Muitas pessoas sonham em fazer carreira com excelência.
Curso técnico, graduação, pós graduação, mestrado e por aí vai, um currículo
impecável e um investimento altíssimo que com certeza fazem toda a diferença.
Esse é o caminho quando se quer adquirir inteligência, mas e a sabedoria, onde
ensinam? Muitos profissionais erram por buscar o conhecimento nos livros, mas
esquecem de aprender e absorver o que a vida ensina a cada dia no convívio
profissional, talvez até mesmo por não conseguirem encontrar um equilíbrio
entre profissão e vida pessoal.
Para ser mais direta,
devo citar alguns exemplos, e nada melhor do que começar pela flexibilidade.
Não é necessário estar nos livros a importância de se ter flexibilidade no meio
profissional, aceitando ideias diferentes das suas. Evitar discussões
desnecessárias tornará sua carreira mais profissional. Muitas pessoas entram em
discussões sem fim em reuniões apenas para ter a última palavra, e isso acaba
gerando situações desgastantes para o grupo. Conhecendo melhor os colegas de
trabalho e analisando o perfil de cada um, você pode perceber que muitas vezes,
mesmo tendo certeza de estar com a razão, você deve ceder, pois a discussão não
terá retorno algum e vocês simplesmente perderão tempo. E isso não significa
que você ficará “por baixo”, significa apenas que você aprendeu a ser flexível
no momento certo.
Outro ponto
importante é que você não precisa falar sempre, pois as opiniões devem ser
dadas quando estiverem fundamentadas. Em reuniões é muito comum as pessoas
sentirem medo de participarem pouco e acabarem falando desnecessariamente,
porém é importante observar que algumas pessoas têm um perfil observador, e
preferem primeiro analisar a situação ou problema para, somente depois,
realizarem a tomada de decisão. Além disso, existem momentos em que é
necessário apenas ouvir. Muitos colegas desmotivados reclamam de situações que
ocorreram no ambiente, e se você resolver falar pontos negativos também, isso
só servirá para desmotivar ainda mais a pessoa. Nesse caso ou se pensa bem
naquilo que será dito, ou é melhor apenas escutá-la.
Mas, falando em
falar, algo que é indispensável falar sempre é o cumprimento ao chegar a um
local pela primeira vez no dia. Bom dia, boa tarde e boa noite fazem toda a
diferença, e mostram que você se importa com quem está no local. Muitas pessoas
estão perdendo este hábito nas empresas, e isso prejudica e muito o
relacionamento profissional. E o relacionamento também é um ponto que precisa
ser bastante observado, principalmente porque deve-se ter em mente que
relacionamento profissional e pessoal são coisas diferentes. Isso não significa
que não se possa ter amizade externa a empresa com um colega de trabalho, pelo
contrário, isso muitas vezes é até sadio para aqueles que sabem lidar. Porém
quando se trata da empresa, o comportamento e postura devem ser estritamente
profissionais. As fofocas e acontecimentos do final de semana, por exemplo,
podem ser comentados no horário de almoço.
Lembro que o objetivo
deste texto não é citar cada ponto com o qual deve-se ter cuidado, mas fazer
com que cada um observe mais o seu dia a dia e absorva tudo o que a experiência
pretende ensinar. Pois existem temas que somente o tempo ensina, enquanto isso
cabe a cada um buscar equilíbrio, pois tudo o que é demais, prejudica. Busque o
equilíbrio entre a carreira e a família, e entre a empresa e o lar, e tente
sempre deixar os problemas profissionais no lugar deles, pois essa é a receita
de sucesso de muitos executivos experientes.
Fonte: Administradores
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