domingo, 11 de maio de 2014

O que a faculdade não ensina




Muitas pessoas sonham em fazer carreira com excelência. Curso técnico, graduação, pós graduação, mestrado e por aí vai, um currículo impecável e um investimento altíssimo que com certeza fazem toda a diferença. Esse é o caminho quando se quer adquirir inteligência, mas e a sabedoria, onde ensinam? Muitos profissionais erram por buscar o conhecimento nos livros, mas esquecem de aprender e absorver o que a vida ensina a cada dia no convívio profissional, talvez até mesmo por não conseguirem encontrar um equilíbrio entre profissão e vida pessoal.

 Para ser mais direta, devo citar alguns exemplos, e nada melhor do que começar pela flexibilidade. Não é necessário estar nos livros a importância de se ter flexibilidade no meio profissional, aceitando ideias diferentes das suas. Evitar discussões desnecessárias tornará sua carreira mais profissional. Muitas pessoas entram em discussões sem fim em reuniões apenas para ter a última palavra, e isso acaba gerando situações desgastantes para o grupo. Conhecendo melhor os colegas de trabalho e analisando o perfil de cada um, você pode perceber que muitas vezes, mesmo tendo certeza de estar com a razão, você deve ceder, pois a discussão não terá retorno algum e vocês simplesmente perderão tempo. E isso não significa que você ficará “por baixo”, significa apenas que você aprendeu a ser flexível no momento certo.

 Outro ponto importante é que você não precisa falar sempre, pois as opiniões devem ser dadas quando estiverem fundamentadas. Em reuniões é muito comum as pessoas sentirem medo de participarem pouco e acabarem falando desnecessariamente, porém é importante observar que algumas pessoas têm um perfil observador, e preferem primeiro analisar a situação ou problema para, somente depois, realizarem a tomada de decisão. Além disso, existem momentos em que é necessário apenas ouvir. Muitos colegas desmotivados reclamam de situações que ocorreram no ambiente, e se você resolver falar pontos negativos também, isso só servirá para desmotivar ainda mais a pessoa. Nesse caso ou se pensa bem naquilo que será dito, ou é melhor apenas escutá-la.

 Mas, falando em falar, algo que é indispensável falar sempre é o cumprimento ao chegar a um local pela primeira vez no dia. Bom dia, boa tarde e boa noite fazem toda a diferença, e mostram que você se importa com quem está no local. Muitas pessoas estão perdendo este hábito nas empresas, e isso prejudica e muito o relacionamento profissional. E o relacionamento também é um ponto que precisa ser bastante observado, principalmente porque deve-se ter em mente que relacionamento profissional e pessoal são coisas diferentes. Isso não significa que não se possa ter amizade externa a empresa com um colega de trabalho, pelo contrário, isso muitas vezes é até sadio para aqueles que sabem lidar. Porém quando se trata da empresa, o comportamento e postura devem ser estritamente profissionais. As fofocas e acontecimentos do final de semana, por exemplo, podem ser comentados no horário de almoço.

 Lembro que o objetivo deste texto não é citar cada ponto com o qual deve-se ter cuidado, mas fazer com que cada um observe mais o seu dia a dia e absorva tudo o que a experiência pretende ensinar. Pois existem temas que somente o tempo ensina, enquanto isso cabe a cada um buscar equilíbrio, pois tudo o que é demais, prejudica. Busque o equilíbrio entre a carreira e a família, e entre a empresa e o lar, e tente sempre deixar os problemas profissionais no lugar deles, pois essa é a receita de sucesso de muitos executivos experientes.



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