O custo de oportunidade corresponde àquilo que se deixa de
ganhar na segunda melhor alternativa por se escolher a primeira. Em outras
palavras e sem falsa modéstia, podemos afirmar que você — leitor — não tem nada
melhor para fazer agora que estudar Contabilidade.
Afinal, dentre tantas alternativas possíveis (estudar
Marketing, ir ao cinema, almoçar/lanchar/jantar, ir à academia, trabalhar ou,
até mesmo, namorar), você escolheu estudar Contabilidade. Isso é sinal de que o
que você está deixando de ganhar fazendo outras coisas vale menos do que
estudar Contabilidade, ou seja, o custo de oportunidade (do que está deixando
de fazer) é menor do que a satisfação obtida com o que está fazendo (estudando
Contabilidade).
Esse Conceito não se aplica só às decisões de urna pessoa
física. Imagine uma empresa que disponha de $ 200.000 e tenha três projetos que
demandam $ 200.000 cada e que todos exponham o capital aplicado ao mesmo nível
de risco. O projeto A tem um valor presente líquido de $ 600.000; o projeto B
tem um valor presente líquido de $ 450.000; e o projeto C tem um valor presente
líquido negativo de $ 30.000.
Por hipótese, nenhum dos projetos pode ser parcialmente
realizado, isto é, ou se aplicam os $ 200.000, ou se desiste do investimento.
Para simplificar, vamos admitir que a empresa não tem capacidade de obter
financiamentos com terceiros, isto é, só dispõe daqueles $ 200.000.
Considere que você seja o gestor dessa empresa. . . Em qual
dos três projetos você investiria os $ 200.000? Certamente no projeto A!
Afinal, o projeto A representa a melhor (primeira melhor) alternativa de
investimento.
Dos dois projetos descartados, B (valor presente líquido
positivo de $ 450.000) e C (valor presente líquido negativo de $ 30.000), o
projeto 13 é a segunda melhor alternativa second best).
Portanto, o custo de oportunidade de se investir em A, a
primeira melhor alternativa, é de $ 450.000 (o que se deixa de ganhar por não
se investir na segunda melhor alternativa — projeto B).
Fonte: Cola da Web
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