segunda-feira, 19 de maio de 2014

O poder do consumidor na era digital

Os consumidores querem ser ouvidos mais do que nunca, e através das redes sociais vêm exercendo poder sobre as empresas com uma simples postagem expondo sua opinião e uma vez multiplicada por inúmeras pessoas pode fazer uma empresa a rever decisões e mudar de ideia. Diante dessa nova realidade qual o destino das empresas em relação ao poder de influência do consumidor?




Esta semana um consumidor fez duas marcas esportivas duelarem no Twitter com a seguinte provocação “Centauro e Netshoes quero um tênis e vi que está o mesmo preço em ambas. Discutam entre vocês qual é a melhor para eu comprar” por Pedro Tessarolo via Twitter. Fonte: Admistradores. com.br

A partir dessa provocação podemos se perguntar Qual o destino das empresas em relação ao poder de influência do consumidor?

Na era digital, as pessoas estão exercendo poder sobre as empresas através das redes sociais expondo opiniões, criticando, mas também elogiando em busca de um relacionamento consistente com as empresas. Os clientes mais do que nunca querem ser ouvidos e se sentir importantes nesse processo de troca, garantindo satisfação mutua e consequentemente um relacionamento duradouro que é o que tanto as empresas almejam, mas que é um desafio nos dias de hoje.

Ações como essas nas redes sociais chamam atenção de todos, mas principalmente dos clientes “fieis” e clientes potenciais a resposta das empresas diante dessa situação deve ser rápida e inteligente. Nesse caso especifico a disputa começou através de descontos, na base do quem dá mais, a proposta do cliente era “decida entre vocês”, mas a empresa que venceu a disputa teve uma sacada sensacional e virou o jogo, deixando a decisão final na mão do cliente com o seguinte questionamento “Em quem você confia mais para entregar o seu produto?”

Quando a empresa fez esse questionamento, ela reconheceu o cliente como um consumidor consciente, que não está em busca apenas de um preço menor, mas também valor agregado, tendo assim uma visão holística, olhando para os outros processos que envolve o produto até chegar em suas mãos. A partir da resposta final do consumidor chegamos à conclusão de que a confiança na logística, é um diferencial em relação a concorrência e a presença da palavra “confiança” no questionamento da empresa, remete a valor, a empresa conseguiu agregar valor ao cliente através da logística sendo lembrada e reconhecida por esse trabalho bem feito. Toda essa repercussão desperta curiosidade no cliente potencial que consequentemente vai querer testar a logística da empresa e injeta mais uma dose de confiança no cliente que consome frequentemente produtos da marca.

O poder do consumidor tem se intensificado, os consumidores confiam mais uns nos outros do que na própria empresa e com a força das redes sociais está fazendo as organizações rever decisões e tomarem decisões jamais antes pensadas, os novos consumidores querem participar, mas também cobram das empresas o desenvolvimento de personalidade da marca. Num futuro próximo as marcas não terão tanta influência sobre os consumidores e a transparência das empresas será essencial para conquistar os clientes principalmente no mercado de e-commerce.

Busquem conhecer as empresas pela qual vocês tem preferência na compra de determinados produtos, visite seus sites e plataformas na qual ela está presente e interaja com a empresa. Sua opinião é extremamente indispensável para as empresas na era digital onde as opiniões se multiplicam em questão de segundos e as pessoas tendem a confiar mais umas nas outras, e desconfiar das empresas por inúmeros motivos que envolve ética e responsabilidade social. E acima de tudo tenha uma opinião própria sobre as empresas e diga para você mesma e para outras pessoas quais os reais motivos pelo qual você consome determinados produtos e marcas. Seja um influenciador e gerador de opinião.

Agora quero saber de vocês “Clientes Modernos” quais fatores são indispensáveis na escolha de uma empresa na hora de fechar a compra?



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