Os consumidores querem ser ouvidos mais do que nunca, e
através das redes sociais vêm exercendo poder sobre as empresas com uma simples
postagem expondo sua opinião e uma vez multiplicada por inúmeras pessoas pode
fazer uma empresa a rever decisões e mudar de ideia. Diante dessa nova
realidade qual o destino das empresas em relação ao poder de influência do
consumidor?
Esta semana um consumidor fez duas marcas esportivas
duelarem no Twitter com a seguinte provocação “Centauro e Netshoes quero um
tênis e vi que está o mesmo preço em ambas. Discutam entre vocês qual é a
melhor para eu comprar” por Pedro Tessarolo via Twitter. Fonte: Admistradores.
com.br
A partir dessa provocação podemos se perguntar Qual o
destino das empresas em relação ao poder de influência do consumidor?
Na era digital, as pessoas estão exercendo poder sobre as
empresas através das redes sociais expondo opiniões, criticando, mas também
elogiando em busca de um relacionamento consistente com as empresas. Os
clientes mais do que nunca querem ser ouvidos e se sentir importantes nesse
processo de troca, garantindo satisfação mutua e consequentemente um
relacionamento duradouro que é o que tanto as empresas almejam, mas que é um
desafio nos dias de hoje.
Ações como essas nas redes sociais chamam atenção de todos,
mas principalmente dos clientes “fieis” e clientes potenciais a resposta das
empresas diante dessa situação deve ser rápida e inteligente. Nesse caso
especifico a disputa começou através de descontos, na base do quem dá mais, a
proposta do cliente era “decida entre vocês”, mas a empresa que venceu a
disputa teve uma sacada sensacional e virou o jogo, deixando a decisão final na
mão do cliente com o seguinte questionamento “Em quem você confia mais para
entregar o seu produto?”
Quando a empresa fez esse questionamento, ela reconheceu o
cliente como um consumidor consciente, que não está em busca apenas de um preço
menor, mas também valor agregado, tendo assim uma visão holística, olhando para
os outros processos que envolve o produto até chegar em suas mãos. A partir da
resposta final do consumidor chegamos à conclusão de que a confiança na
logística, é um diferencial em relação a concorrência e a presença da palavra
“confiança” no questionamento da empresa, remete a valor, a empresa conseguiu
agregar valor ao cliente através da logística sendo lembrada e reconhecida por
esse trabalho bem feito. Toda essa repercussão desperta curiosidade no cliente
potencial que consequentemente vai querer testar a logística da empresa e
injeta mais uma dose de confiança no cliente que consome frequentemente
produtos da marca.
O poder do consumidor tem se intensificado, os consumidores
confiam mais uns nos outros do que na própria empresa e com a força das redes
sociais está fazendo as organizações rever decisões e tomarem decisões jamais
antes pensadas, os novos consumidores querem participar, mas também cobram das
empresas o desenvolvimento de personalidade da marca. Num futuro próximo as
marcas não terão tanta influência sobre os consumidores e a transparência das
empresas será essencial para conquistar os clientes principalmente no mercado
de e-commerce.
Busquem conhecer as empresas pela qual vocês tem preferência
na compra de determinados produtos, visite seus sites e plataformas na qual ela
está presente e interaja com a empresa. Sua opinião é extremamente
indispensável para as empresas na era digital onde as opiniões se multiplicam
em questão de segundos e as pessoas tendem a confiar mais umas nas outras, e
desconfiar das empresas por inúmeros motivos que envolve ética e
responsabilidade social. E acima de tudo tenha uma opinião própria sobre as
empresas e diga para você mesma e para outras pessoas quais os reais motivos
pelo qual você consome determinados produtos e marcas. Seja um influenciador e
gerador de opinião.
Agora quero saber de vocês “Clientes Modernos” quais fatores
são indispensáveis na escolha de uma empresa na hora de fechar a compra?
Fonte: Administradores
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