Autor do best-seller Inteligência emocional e de mais de 10
livros sobre psicologia, educação, ciência e liderança, Daniel Goleman fala
sobre a inteligência emocional no ambiente de trabalho
Testes de QI sempre foram tomados como parâmetros de
mensuração da inteligência individual e, por tabela, ainda são um meio de um
sujeito dizer que é mais inteligente do que os outros à sua volta. Mas o que as
organizações, governos e a sociedade precisam é de líderes sensíveis, que
saibam desenvolver uma empatia social com a sua equipe; essa competência é
vital no frontdas crises, seja quais forem as suas proporções. Aqui entra o
psicólogo Daniel Goleman e sua teoria da Inteligência Emocional.
A trilha acadêmica de Goleman é extensa, e o relato de sua
experiência mais ainda. Começando pelo meio, ele concluiu os seus estudos de
doutorado e pós-doutorado por Harvard após várias viagens pela Ásia estudando
métodos ancestrais de psicologia, como a meditação. O trabalho resultou em seu
primeiro livro, A mente meditativa, o primeiro de uma dezena. Mas o verdadeiro
sucesso editorial veio com Inteligência emocional, concluído em 1995: cinco
milhões de cópias vendidas, traduzido para mais de 40 línguas. Ele também é
professor, consultor e jornalista científico, com 12 anos de contribuição para
o The New York Times.
A teoria da inteligência emocional é um verdadeiro mantra da
liderança, especialmente para os leitores corporativos. A forma como lidamos
com as nossas emoções, atitudes e relacionamentos é capaz de dizer mais
precisamente como agimos diante das situações profissionais, e isso importa
muito mais do que testes padronizados. Como exemplo, o psicólogo cita a empatia
social, a habilidade de compreender o ponto de vista ou perspectiva de outra
pessoa, e assim sentir o que ela está sentindo. Confira a entrevista que ele concedeu
com exclusividade à Administradores.
RA: Você diria que é possível motivar ou desenvolver empatia
a partir de uma motivação puramente interna, ou é necessária uma força externa?
DG: Na verdade, a melhor motivação para desenvolver força
mental e inteligência emocional é interna; você tem que ter o desejo de
melhorar. Por exemplo, a empatia social, sua habilidade de compreender o ponto
de vista ou perspectiva de outra pessoa e assim sentir o que ela está sentindo.
Você pode receber mensagens sutis do mundo externo dizendo que você não é tão
bom nisso quanto precisa, mas então só depende de você decidir o quanto se
importa e o quanto está disposto a fazer para melhorar nesse aspecto. Somente
motivado você pode desenvolver intencionalmente a sua força mental e a
inteligência emocional.
Como podemos desenvolver a nossa inteligência emocional?
Existem cinco passos. Primeiro você tem que se perguntar:
"Isso é realmente importante para mim?". Você tem que estar motivado,
tem que visualizar seus objetivos, analisar seus valores e aonde você quer
chegar na vida e na carreira. Se você responder a essa primeira pergunta, parta
para o segundo passo: uma análise de 360 graus, como o ESCI (sigla em inglês
para Inventário de Competências Emocionais e Sociais), assim conseguindo uma
avaliação honesta.
Quando nos avaliamos, nossa visão pode ser distorcida pelos
nossos pontos cegos. Mas em um 360º você recolhe confidencialmente e
anonimamente as opiniões de pessoas que você respeita, chegando a uma média. O
terceiro passo é olhar para esses resultados e identificar as suas habilidades
de inteligência emocional e autoconsciência: a maneira que você se administra,
como você empatiza com as pessoas, como você forma relações, sua persuasão,
cooperação e capacidade de trabalho de equipe.
Onde quer que seja, identifique a área na qual você acredita
que vale a pena o seu tempo e esforço para melhorar. Aí você estabelece um
plano de mudança, um contrato consigo mesmo sobre um comportamento específico
que você tentará mudar, como parar e ouvir atentamente o que está sendo dito,
compreender completamente o que você está pensando antes de falar. Em um
diálogo, isso melhora bastante a sua empatia. O quinto passo é tentar seguir
este comportamento em todas as oportunidades que se apresentarem. Se você fizer
isso durante três e seis meses, verá que as pessoas começarão a reagir e notará
a sua melhora.
Existe algum tipo de teste usado para medir a inteligência
emocional ou ela só pode ser identificada em situações práticas?
Acredito que todos podemos sentir a inteligência emocional
de uma pessoa sempre que interagimos com ela. Temos meio que um radar natural
para isso. Com algumas pessoas você sente essa atração, uma química, uma
simpatia. Esse é um sinal claro de uma inteligência emocional desenvolvida; já
com outras pessoasvocê não consegue estabelecer uma ligação, elas são um pouco
diferentes. É um sinal de que precisam de ajuda com a sua inteligência
emocional. Então, por um lado, todos nós temos um senso inato para isso, por
outro, existem atualmente vários testes direcionados à inteligência emocional.
Alguns não são muito bons, e outros são muito bons para propósitos específicos.
Se falarmos na esfera empresarial, no campo dos negócios, há
testes assim?
No campo dos negócios existem testes que auxiliam na seleção
para contratação e testes que facilitam notar aqueles que merecem ser
promovidos a posições de liderança. Eu fui co-criador de um processo em 360
graus para desenvolver a inteligência emocional de líderes chamado ESCI. Ele foi
criado para que tanto o indivíduo se autoanalise, como também para que aqueles
que o conhecem bem o avaliem. Então você pode decidir em que área precisa de
ajuda para desenvolver-se e pode usar o programa como um motivador para o seu
próprio crescimento.
Em seu trabalho você discorre sobre cinco tipos de
inteligência emocional: autoconhecimento emocional, o controle emocional,
auto-motivação, o reconhecimento de emoções em outras pessoas e a habilidade de
manter um relacionamento interpessoal. Cada um desses tipos serve como
requisito para o outro? Para trabalhar essas inteligências emocionais, deve-se
trabalhar os estágios anteriores?
Penso que a parte mais fundamental da inteligência emocional
é a primeira, o autoconhecimento. A maneira como administramos a nós mesmos é a
segunda parte. A terceira depende completamente do quanto nos conhecemos, assim
como a nossa capacidade de estabelecer relacionamentos com os outros depende da
habilidade de empatizar com eles. Cada uma das partes usa as anteriores como
base.
Você mencionou anteriormente que as pessoas precisam
descobrir o que querem para manterem-se motivadas. Como você propõe que façamos
isso?
Para conhecer os seus próprios valores você precisa de
autoconhecimento. Precisa saber o que importa para você, e trabalhar um senso
próprio do que é certo e errado.
Em sua opinião, aqueles que têm uma vida mais saudável e
feliz, marcadas por vários relacionamentos e vidas sociais mais intensas, são
melhores em seu trabalho?
Diria que as pessoas geralmente mais positivas,
extrovertidas e bem conectadas com outras nas suas vidas sociais podem trazer
isso para o trabalho, tornando-se bons colaboradores, trabalhadores em equipe e
possivelmente ótimos líderes. Então sim, com certeza.
Apesar do conceito de inteligência emocional ser algo
recente, você acredita que ele já era familiar aos grandes líderes e filósofos
da antiguidade?
Acredito que os elementos básicos da inteligência emocional
sempre formaram líderes excepcionais desde a antiguidade até os tempos
modernos. A diferença é que hoje nós entendemos a base cerebral, e temos
maneiras de medir isso nas pessoas e de ajudá-las a desenvolver esses traços.
Essa é uma prática antiga, mas um conhecimento completamente novo.
Assim como os arquétipos da morte e do herói estão presentes
no inconsciente humano, a imagem do líder também figura no nosso imaginário.
Você diria que essa imagem pode ser considerada um arquétipo?
Penso que a imagem de um líder é o que poderia ser chamada
de um arquétipo fundamental, construído durante milhões de anos de evolução na
mente inconsciente humana. O líder é como um pai em um sentido bastante
primitivo: alguém em que nós procuramos segurança em tempos de crise, incerteza
e estresse, assim como uma criança procura um pai.
Um bom líder não apenas é bom em delegar funções, ele
precisa ser capaz de transmitir emoções. Qual a importância dessa função do
líder?
O trabalho emocional de um líder é extremamente importante e
consiste em ajudar as pessoas a chegar a um estado emocional ideal, em que elas
consigam trabalhar melhor, e mantê-las nesse estado. Sinceramente, acredito que
essa é a função mais importante de um líder.
Em várias situações o líder formal não é necessariamente o
líder emocional de um grupo e isso pode criar vários problemas. Como resolver
esses conflitos em uma empresa?A situação ideal é aquela onde aquela pessoa com
o título de líder (o chefe, CEO, presidente etc.) é também a pessoa que
desempenha o papel de líder emocional. Essa é a situação que você deseja.
Quando esses dois papéis são ocupados por pessoas diferentes, você tem
dificuldades sérias, porque as pessoas têm muita consideração pelo líder
emocional, e se o suposto líder não tem o mesmo respeito ou a mesma
importância, ele será bem menos eficiente do que deveria.
É difícil não comparar o conceito de inteligência emocional
com o de inteligências múltiplas proposto por Howard Gardner. Existe alguma
similaridade ou afinidade entre essas duas teorias?
Eu construí o meu próprio modelo. No trabalho de Howard
Gardner ele fala de vários tipos de inteligência, duas das quais são chamadas
intrapessoal e interpessoal. Intrapessoal é o autoconhecimento e interpessoal
são nossas habilidades de estabelecer e manter relações pessoas. A inteligência
emocional é uma maneira de examinar esse objeto de maneira mais detalhada,
especialmente de uma forma que seja útil para o ambiente de trabalho e
liderança.
E qual é a sua relação com Gardner? Vocês já trabalharam
juntos?
Nós não trabalhamos juntos. Nós nos graduamos na
Universidade juntos, nos conhecemos há bastante tempo e eu respeito
profundamente o seu trabalho. Nós somos bons amigos, mas não fazemos pesquisas
juntos.
Você lançou recentemente o livro O cérebro e a inteligência
emocional (The brain and emotional intelligence, ainda sem versão em
português). O que pode nos falar sobre esse trabalho?
Bem, quando eu escrevi o livro Inteligência emocionale
vários outros, tentei sempre me manter o mais atualizado possível,
especialmente no campo da pesquisa cerebral. Mas fazia vários anos desde a
última vez que eu tinha escrito algo sobre liderança ou inteligência emocional,
então achei que era um bom momento para analisar as descobertas mais recentes
sobre o cérebro e o que elas significam para a pesquisa de inteligência
emocional. Por isso que eu escrevi O cérebro e a inteligência emocional, e lá
eu falo sobre criatividade e como um administrador pode criar condições que
encorajem pensamento inovador.
Baseado em pesquisas recentes, pude descrever maneiras pelas
quais os líderes podem criar circunstâncias que possibilitem às pessoas
trabalharem melhor. Essa área de análise de performance deve muito a uma
compreensão recente do relacionamento entre as emoções e o resto do cérebro.
Assim, pude descrever várias situações importantes para o ambiente de trabalho
e ver como a nova pesquisa cerebral pode nos ajudar.
Para encerrar, quais os resultados em uma empresa que cria
esse ambiente harmônico e encoraja o desenvolvimento da inteligência emocional?
Melhores resultados financeiros, melhor nível de satisfação
dos empregados, melhor motivação e uma maior retenção de talento, evitando que
as pessoas mais importantes deixem a companhia.
Fonte: Administradores
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