Estudo aponta a preferência do consumidor por empresas
associadas à moda e design
A pesquisa "Marcas Mais Amadas 2014" revelou um
fato curioso: mais do que admiração, alguns consumidores têm uma verdadeira
relação emocional com determinadas marcas. Dentre todas as dimensões avaliadas,
a empresa que conquistou o título de marca mais amada do Brasil foi a “O
Boticário”.
“Trata-se de uma empresa que investe muito em inovação e
beleza. Em uma cultura como a brasileira, que valoriza os cuidados com o corpo,
trabalhar a autoestima como DNA da marca foi fundamental para consagrá-la a
mais amada”, afirma o especialista internacional em relações de consumo e
varejo, Roberto Meir.
Encomendada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) e
realizada pela Officina Sophia, Para a realização da pesquisa, foram avaliados
40 atributos relacionados a temas como qualidade do produto, identidade
aspiracional, disposição dos clientes em investir recursos, presença ativa nas
redes sociais, lealdade dos consumidores, apego emocional com a marca, entre
outros. Para Meir, “assim como a ‘O Boticário’, as empresas cujos produtos se
associam à moda e design criam uma maior identificação com o consumidor. Elas
conseguem gerar uma impressão sensorial nas pessoas e se conectam
emocionalmente com os clientes”.
Metodologia: para a realização da análise, a Officina Sophia
considerou dois critérios essenciais. São eles: um número mínimo de pessoas que
deveriam conhecer a marca e a magnitude do vínculo declarado de sentimentos
positivos. “Quanto mais pessoas exprimiram uma maior intensidade de amor pela
marca, melhor posicionada ela ficava no ranking. Além disso, para a elaboração
do estudo foi neutralizado o nível de conhecimento dos consumidores pelas
marcas. Um ranking das mais amadas não pode ser reflexo da visibilidade, caso
contrário nós estaríamos fazendo uma lista de top of mind”, explica Meir.
Já para as amostras, 1.472 entrevistas foram realizadas
durante fevereiro, entre as principais regiões do país: São Paulo, Campinas,
Ribeirão Preto, Sorocaba, Jundiaí, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Belo
Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. A avaliação considerou as
classes socioeconômicas A, B e C e foi composta por homens e mulheres, entre 18
a 59 anos.
1 - O Boticário - 131,7
2 - Natura - 117,0
3 - Louis Vuitton - 102,7
4 - Nestlé - 102,4
5 - Havaianas - 101,8
6 - Prada - 99,7
7 - Rolex / Gucci * - 99,6
8 - Mont Blanc - 97,5
9 - Tommy Hilfiger - 95,3
10 - Samsung - 94,7
* As marcas destacadas apresentaram a mesma pontuação e,
portanto, aparecem na mesma posição no ranking.
Fonte: Administradores
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