quinta-feira, 1 de maio de 2014

Confira as 10 marcas mais amadas pelo consumidor

Estudo aponta a preferência do consumidor por empresas associadas à moda e design




A pesquisa "Marcas Mais Amadas 2014" revelou um fato curioso: mais do que admiração, alguns consumidores têm uma verdadeira relação emocional com determinadas marcas. Dentre todas as dimensões avaliadas, a empresa que conquistou o título de marca mais amada do Brasil foi a “O Boticário”.

“Trata-se de uma empresa que investe muito em inovação e beleza. Em uma cultura como a brasileira, que valoriza os cuidados com o corpo, trabalhar a autoestima como DNA da marca foi fundamental para consagrá-la a mais amada”, afirma o especialista internacional em relações de consumo e varejo, Roberto Meir.

Encomendada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) e realizada pela Officina Sophia, Para a realização da pesquisa, foram avaliados 40 atributos relacionados a temas como qualidade do produto, identidade aspiracional, disposição dos clientes em investir recursos, presença ativa nas redes sociais, lealdade dos consumidores, apego emocional com a marca, entre outros. Para Meir, “assim como a ‘O Boticário’, as empresas cujos produtos se associam à moda e design criam uma maior identificação com o consumidor. Elas conseguem gerar uma impressão sensorial nas pessoas e se conectam emocionalmente com os clientes”.

Metodologia: para a realização da análise, a Officina Sophia considerou dois critérios essenciais. São eles: um número mínimo de pessoas que deveriam conhecer a marca e a magnitude do vínculo declarado de sentimentos positivos. “Quanto mais pessoas exprimiram uma maior intensidade de amor pela marca, melhor posicionada ela ficava no ranking. Além disso, para a elaboração do estudo foi neutralizado o nível de conhecimento dos consumidores pelas marcas. Um ranking das mais amadas não pode ser reflexo da visibilidade, caso contrário nós estaríamos fazendo uma lista de top of mind”, explica Meir.

Já para as amostras, 1.472 entrevistas foram realizadas durante fevereiro, entre as principais regiões do país: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Jundiaí, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. A avaliação considerou as classes socioeconômicas A, B e C e foi composta por homens e mulheres, entre 18 a 59 anos.


1 - O Boticário - 131,7
2 - Natura - 117,0
3 - Louis Vuitton - 102,7
4 - Nestlé - 102,4
5 - Havaianas - 101,8
6 - Prada - 99,7
7 - Rolex / Gucci * - 99,6
8 - Mont Blanc - 97,5
9 - Tommy Hilfiger - 95,3
10 - Samsung - 94,7

* As marcas destacadas apresentaram a mesma pontuação e, portanto, aparecem na mesma posição no ranking.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!