Bem vindo! Você está na área de vendas - a faixa de Gaza do
mundo corporativo
O bom de trabalhar na área de vendas é saber que no primeiro
dia do ano você não vale absolutamente nada. Você vai ter que construir um 2014
do ZERO. É assim que a banda toca.
Se você sente um gosto de enxofre na boca, receios e medos,
bem vindo! Você está na área de vendas, a faixa de Gaza do mundo corporativo.
Ter a obrigação de se reinventar todos os anos para provar que você é bom é tão
excitante quanto ganhar um closet repleto de sandálias, certo meninas?
Vendedor vacinado que arrebentou no ano anterior já sabe que
a roda gigante vai começar novamente. O primeiro ranking do ano já serve como
ponto de partida e se vosso nome não estiver no topo é bem provável que seu
chefe já inicie o ano achando que você ainda está de ressaca.
O grande dilema de um gestor na área de vendas é saber qual
será sua performance no ano que começa. Muitos focam nos números da economia,
informações de mercado, boatos e até mesmo o esoterismo.
Eu olho os números, claro, mas salvo raras exceções de
crises mundiais complexas eu acredito que a chave da meta está na equipe,
principalmente na forma como analisamos, escalamos e delegamos as metas.
Como ter um indício de que você vai arrebentar em 2014?
Eu uso um critério para alinhar minhas expectativas sobre a
galera de vendas e com isso eu tenho a noção clara de quem vai continuar
andando na roda gigante e quem vai sair da cadeirinha. Meu método consiste
inicialmente em segmentar a equipe em 4 categorias:
Os vendedores de pico – nesse grupo estão os caras que
fecham um grande pedido no ano anterior, mas não têm histórico e verticalizam a
venda. Esses são os piores porque um único pedido pode maquiar o ano inteiro e
iludir o vendedor, que deixa de formar uma carteira consistente e vive como um
morcego que conseguiu abater uma vaca gorda. Esses vendedores são como um sismógrafo de um vulcão, que entre em erupção
em um mês e no mês seguinte volta a dormir.
Os vendedores regulares – esses caras vendem sempre a mesma
coisa, a variação é pequena, mas não quer dizer que são bons, eles podem ser
regulares em vender sempre abaixo da meta, a única diferença é que não variam
muito. É um grupo perigoso, pois entra na zona de conforto e faz você confundir
o mercado achando que se as vendas são regulares é porque o mercado em que
atuam tem realmente aquele tamanho.
Os vendedores potenciais – São caras mais novos que entraram
na empresa agora ou há pouco tempo. Eles têm um mercado potencial pela frente,
que normalmente pode apresentar grande variação em decorrência da atuação dos
mesmo. Os vendedores potenciais podem ser a válvula de escape para momentos em
que os mercados mais conhecidos apresentarem estagnação.
Os vendedores #FacaNaCaveira – Esse grupo é o mais forte e o
melhor para trabalhar porque seus membros crescem sua carteira de forma
sistemática e sempre realizam resultados superiores às metas propostas. Mas não
se engane, eles não fazem resultados estratosféricos, isso inclusive pode ser
nocivo para a organização, só vendedores amadores trabalham com grandes
“mangas”. A venda boa, por incrível que pareça, é justamente aquela que bate a
meta ou a ultrapassa levemente.
Bater uma meta de forma desproporcional é um desconforto
para a produção e para todo o planejamento que foi feito pela empresa no ano
anterior. Muitos se vangloriam de terem ultrapassado substancialmente a meta.
Esse é um tipo de comemoração errada. Você no mínimo denota que enganou a
empresa, maquiou os números e só pensou em você.
Após segmentar, você pode focar sua atenção em executar três
ações estratégicas:
1. Coloque alguns
vendedores #FacaNaCaveira para treinar os vendedores potenciais. Uma maneira
bacana é mudar o nome do cargo para (vendedor- apoiador) por exemplo. Remunere
e reconheça de alguma forma essa nova atribuição desse vendedor especial.
2. Ajuste a meta dos
vendedores regulares com foco no potencial do mercado e não no histórico que
ele vem fazendo. Coloque um supervisor na cola para que os resultados possam
crescer sistematicamente. Lance um incentivo de vendas focado em recuperar
clientes e abertura de novos.
3. Selecione os
piores vendedores de pico e mande com carta de recomendação para concorrência.
Cole um supervisor no que sobrar e peça metas de produtividade focadas em mais
visitas, clientes novos e número de pedidos. Aposte na venda horizontal para
que esse cidadão "gaste a sola do sapato".
Eu sei que todo mundo quer transformar sua equipe em um time
de elite. Quem não quer ver o BOPE defendendo sua marca? Mas você sabe como é:
não é todo mundo que é #FacaNaCaveira, não é todo mundo que aguenta pressão,
não é todo mundo que deseja provar ano após ano que é bom. Acostume-se! Muita
gente vai pedir para sair.
O ano começou agora, acabei de fazer uma venda, ora bolas!
Já estou valendo alguma coisa.
Welcome to the jungle! Boas vendas!
Fonte: Administradores
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