Estratégias para montar um sindicato
Muitos pensam que o planejamento no terceiro setor é novo,
mas para Reis (2003) a necessidade de organizar através do orçamento e controle
de pessoal fizeram com que o terceiro setor pensasse mais em planejar as ações
futuras para alcançar melhores resultados.
Para concretizar as ações os planos variam em anuais;
plurianuais; por temas ou setorização; financeiro e etc. Estas formas propõe
uma necessidade de definição de objetos, metas e controles para melhor
visualização do todo no momento atual como no futuro.
Como as estratégias sempre trouxeram uma abordagem mais
econômica nas organizações e na literatura corporativa, para o terceiro setor
parece que o assunto não se desenvolve, pois a abordagem muda de econômica para
sociológica (WHITTINGTON, 2004). Os desafios enfrentados pelo terceiro setor
são tão complexos quanto qualquer outro (SALAMON, 1997).
Motta (1979) apresenta fatores que se aplica nas
organizações do terceiro setor: Ambiente Competitivo: as concretizações dos
objetivos são mais importantes do que a competição por espaço no mercado.
Racionalidade do processo: os fatores externos influenciam
em grande parte das decisões, em alguns casos garantem a sobrevivência. Capacidade
de adaptação: existe uma grande barreira para adaptação nos projetos
inovadores, pelo fato de envolver muitos stackholders no processos decisório.
Nas organização sem fins lucrativos o campo organizacional tem maior
complexidade por envolver os associados e diretorias (recursos financeiro),
governo (legislação)e os beneficiários.
Fonte: Administradores
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