sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Espaço do Administrador - Estratégias para o terceiro setor

Estratégias para montar um sindicato




Muitos pensam que o planejamento no terceiro setor é novo, mas para Reis (2003) a necessidade de organizar através do orçamento e controle de pessoal fizeram com que o terceiro setor pensasse mais em planejar as ações futuras para alcançar melhores resultados.

Para concretizar as ações os planos variam em anuais; plurianuais; por temas ou setorização; financeiro e etc. Estas formas propõe uma necessidade de definição de objetos, metas e controles para melhor visualização do todo no momento atual como no futuro.

Como as estratégias sempre trouxeram uma abordagem mais econômica nas organizações e na literatura corporativa, para o terceiro setor parece que o assunto não se desenvolve, pois a abordagem muda de econômica para sociológica (WHITTINGTON, 2004). Os desafios enfrentados pelo terceiro setor são tão complexos quanto qualquer outro (SALAMON, 1997).

Motta (1979) apresenta fatores que se aplica nas organizações do terceiro setor: Ambiente Competitivo: as concretizações dos objetivos são mais importantes do que a competição por espaço no mercado.

Racionalidade do processo: os fatores externos influenciam em grande parte das decisões, em alguns casos garantem a sobrevivência. Capacidade de adaptação: existe uma grande barreira para adaptação nos projetos inovadores, pelo fato de envolver muitos stackholders no processos decisório. Nas organização sem fins lucrativos o campo organizacional tem maior complexidade por envolver os associados e diretorias (recursos financeiro), governo (legislação)e os beneficiários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!