Pesquisa realizada por universidades italianas indica que
sim!
Um estudo realizado na Itália pesquisou o efeito da barba no
sucesso da venda de vários produtos. A pesquisa, chamada (em tradução livre)
“Barba na propaganda: Efeitos na credibilidade do vendedor e na intenção de
compra”, analisa exatamente o que diz seu título. Conduzida pelos professores
Giancarlo Guido, Alessandro M. Peluso e Valentina Moffa, cada um de uma
universidade diferente, a pesquisa comprovou que as características que formam
a credibilidade são melhor percebidas nos homens barbudos.
A credibilidade de algo ou alguém, como mostrada no estudo,
é formada por três percepções que determinam seu nível: o quanto alguém é
atraente, digno de confiança, e especialista no que faz. A combinação dessas
três características é o que elevaria a credibilidade. Como as características
físicas influenciam nessa percepção, a barba realmente, consciente ou
inconscientemente, tem parte na construção dessa visão, é o que diz a pesquisa.
Na maioria dos casos analisados, os homens barbudos vendendo
produtos como celulares ou creme dental, geraram maior intenção de compra do
que os sem barba. As implicações disto podem ultrapassar o mercado da
publicidade, segundo os autores do estudo. Pessoas públicas como empresários e
políticos poderiam se utilizar dessa informação e incorporá-la em seu
cotidiano. “A presença da barba no rosto de candidatos poderia aumentar seu
carisma, confiabilidade e, acima de tudo, sua experiência, na percepção dos
eleitores, com efeitos positivos nas intenções de voto”, apontam os professores.
Pode-se extender essa ideia a qualquer setor e ocasião:
entrevistas de emprego, reuniões de negócios, eventos empresariais. Será que
homens com barba realmente seriam vistos como mais confiáveis nestas situações?
Importante ressaltar que a análise se refere a barbas curtas e bem aparadas;
barbas desgrenhadas provavelmente teriam outro resultado se pesquisadas.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!